pube
Economia

Bandes representa Espírito Santo no 29º Fórum do Banco do Nordeste

por Assessoria de Comunicação Social do Bandes

em 26/07/2023 às 12h13

3 min de leitura

Bandes representa Espírito Santo no 29º Fórum do Banco do Nordeste

Foto: divulgação

Em sua 29ª edição, o Fórum do Banco do Nordeste de Desenvolvimento (BNB), um evento que propõe debates sobre questões relevantes para avanços em diversas áreas econômicas, tem como tema principal “Os Desafios da Industrialização Verde para o Nordeste”. Como desdobramento do assunto, o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Barbosa Saintive, apresentará o painel “Os Novos Papeis dos Bancos de Desenvolvimento”. O evento será nesta quinta-feira (27), na sede do BNB, em Fortaleza, no Ceará.

A industrialização verde consiste na transição de economias industriais convencionais para modelos sustentáveis e de baixa emissão de carbono. Para apoiar as empresas nessa mudança, os bancos de desenvolvimento (BDs) são essenciais, pois desempenham um papel-chave no financiamento e no apoio a projetos e empresas que buscam adotar práticas sustentáveis. Essas instituições podem ser catalisadoras da transformação para uma economia mais verde, ajudando a acelerar a transição para um futuro mais sustentável e resiliente.

pube

No Sudeste, o Banco do Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) está se reposicionando para que esteja cada vez mais perto dos ideais do ESG – do inglês environmental, social and governance, que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização –, apoiando negócios transformadores e sustentáveis. Por essa razão, está incluído no debate sobre estes novos papeis e frentes de atuação de um banco de desenvolvimento tendo em vistas as novas demandas sociais, ambientais, mercadológicas e econômicas.

O diretor-presidente do Bandes explica a relevância da discussão entre as lideranças. “Fomentar a sustentabilidade é um imperativo para os bancos de desenvolvimento do Brasil e, como líderes nesse setor, precisamos estar nessas discussões. As demandas de ESG, Agenda 2050 e ODS ao redor do mundo não podem ser ignoradas, pois vão muito além do mercado e dos negócios. Trata-se de garantir um futuro sustentável para as gerações vindouras e promover um impacto social positivo”, destaca Saintive.

O Bandes, segundo o diretor-presidente, está ciente dessa responsabilidade e está se adaptando para se aproximar cada vez mais dessa realidade. “Queremos ser uma referência em sustentabilidade, buscando financiar projetos que promovam a proteção ambiental, a inclusão social e o desenvolvimento econômico sustentável. Ao alinhar nossas práticas com as metas globais, estamos contribuindo para a construção de soluções”, pontua.

José Luis Gordon, diretor do BNDES e Maria Netto, representante do BID, também participam com Marcelo Saintive no painel. Eles vão debater os desafios atuais para os BDs, inovação, agenda ODS, finanças sustentáveis, blended finance, financiamento da transição energética e economia verde.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!