Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), lança, no dia 7 de outubro de 2025, a websérie Destino Exportação, criada para apoiar empresários brasileiros que desejam iniciar sua jornada no mercado internacional.
Com linguagem leve e acessível, a produção foi pensada como um convite para embarcar em uma viagem rumo à internacionalização. Em cada episódio, o espectador será transportado para uma Sala VIP de aeroporto, recebendo orientações práticas para que sua empresa “decole” direto para os mais diversos destinos do mundo.
A série, que terá dois episódios por semana, é apresentada pela atriz e influenciadora Luana Xavier, conhecida por sua atuação em televisão, teatro e cinema, além de sua forte presença digital. Luana receberá, em cada episódio, convidados especialistas em comércio internacional que responderão às principais dúvidas que geralmente empresas interessadas em começar a exportar buscam encontrar.
“A websérie Destino Exportação foi desenvolvida a partir das perguntas mais frequentes que a ApexBrasil recebeu ao longo do ano pelas redes sociais e pela Central de Atendimento ao Cliente, de empresários interessados em exportar, mas que ainda não sabem por onde começar. Reunimos essas dúvidas e transformamos as respostas nessa série de conteúdos práticos e acessíveis, que conversam diretamente com empreendedores que desejam iniciar sua jornada rumo ao mercado internacional”, explica a coordenadora de Comunicação da ApexBrasil, Fernanda Cornils.
“O Brasil tem mais de 21 milhões de pequenos negócios, que representam 97% do total de empresas. Porém, apenas 11.400 dessas micro e pequenas empresas já exportaram. Há muito potencial de crescimento no mercado exterior. Essa websérie é um bom ponto de partida para tirar dúvidas e começar a se preparar para esse desafio. Em 2025, cerca de 1.500 empresas já foram atendidas no âmbito do programa de internacionalização do Sebrae e atuamos para que o número de pequenos negócios exportadores siga crescendo”, afirma Roberta Aviz, coordenadora de negócios internacionais do Sebrae Nacional.
Primeira temporada: do planejamento à conquista de mercados
Ao longo da primeira temporada, os episódios da websérie vão abordar desde técnicas para identificar mercados promissores até estratégias para adaptar comunicação e embalagens, passando por orientações sobre como superar barreiras culturais, aproveitar oportunidades no comércio eletrônico e se preparar para participar de eventos internacionais. Também estão incluídas dicas sobre planejamento financeiro e formas de lidar com a burocracia, garantindo que as empresas estejam mais seguras para dar seus primeiros passos no comércio exterior. Cada episódio tem de 15 a 20 minutos de duração.
Entre os convidados desta primeira temporada estão: Igor Celeste, gerente Regional da ApexBrasil; Pedro Trevisan, confundador da GlobalD; Marcos Stahl, consultor do Sebrae de São Paulo; Vanessa Queiroz, designer e cofundadora do Estúdio Colletivo Brasileiro de Design e Comunicação; Angelina Brejgrowicz, estrategista de negócios globais e especialista em barreiras culturais; Vinícius Lages, gerente da Assessoria Internacional do Sebrae e ex-ministro do Turismo; Neusa Nunes, doutora em administração com foco em gestão internacional e especialização em Marketing, professora da ESPM; e Jacy Braga, especialista da ApexBrasil.
Além dos episódios em vídeo, cada tema contará com materiais complementares em formato de resumo, garantindo que nada importante passe despercebido. E a jornada não para por aí: o programa já nasce com uma segunda temporada em vista, ampliando ainda mais os conteúdos e oportunidades para empreendedores brasileiros que querem conquistar o mercado internacional.




