Mercado de trabalho

Agro brasileiro bate recorde com 28,2 milhões de empregos em 2025

Agronegócio brasileiro gera recorde de 28,2 milhões de empregos no 2º trimestre de 2025, com destaque para o crescimento dos agrosserviços

Foto: divulgação

O agronegócio brasileiro alcançou um marco histórico no mercado de trabalho no segundo trimestre de 2025. Segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o setor empregou 28,2 milhões de pessoas no período, um crescimento de 0,9% em relação ao mesmo trimestre de 2024 – cerca de 244 mil trabalhadores a mais. Trata-se do maior número desde o início da série histórica do Cepea/CNA, em 2012.

No mercado de trabalho como um todo, o avanço foi de 2,3% na mesma base de comparação, equivalente a 2,43 milhões de pessoas. Com isso, o agronegócio passou a representar 26% do total das ocupações no Brasil.

Os pesquisadores destacam que a alta foi impulsionada, principalmente, pelo segmento de insumos, que cresceu 7,4%, pela agroindústria, com avanço de 2,1%, e pelos agrosserviços, que registraram expansão de 3,2%. Já o segmento primário, que engloba a produção agrícola e pecuária diretamente, apresentou queda de 2,6% no número de ocupados.

Embora o percentual de crescimento mais expressivo tenha sido o dos insumos, a maior contribuição em números absolutos veio dos agrosserviços. O segmento adicionou pouco mais de 325 mil trabalhadores ao mercado, alcançando 10,5 milhões de ocupados – também um recorde. Essa expansão está diretamente ligada à recuperação da agroindústria, ao aumento do processamento de produtos agropecuários, à produção de insumos e ao bom desempenho da agropecuária, que prevê safras recordes e altos volumes de abate.

De acordo com os pesquisadores, o resultado reforça o papel estratégico do agronegócio na dinamização do mercado de trabalho e na economia brasileira, consolidando sua relevância tanto na geração de renda quanto na estrutura produtiva do país.

 

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos