pube
Economia

Exploração do sal-gema será importante para retomada econômica no ES pós-pandemia

Audiência pública aconteceu em Conceição da Barra para discutir as oportunidades e desafios do mineral, que promete 15 mil empregos e um investimento de R$ 170 milhões nas fases de pesquisa

por Redação Conexão Safra

em 04/09/2021 às 12h24

3 min de leitura

Exploração do sal-gema será importante para retomada econômica no ES pós-pandemia

*Fotos: Bruno Fritz
A exploração das jazidas de sal-gema localizadas na região Norte do Espírito Santo será uma oportunidade de retomada econômica no Estado e no País no pós-pandemia. Essa foi a defesa das autoridades e especialistas que participaram da audiência pública para debater o assunto no distrito de Braço do Rio, em Conceição da Barra. O evento foi promovido pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara Federal (Cedes) e pela Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa (Coinfra).  A previsão de investimentos no Estado, apenas nas fases de pesquisa, é de R$ 170 milhões.
O desenvolvimento do Estado, a possibilidade de maiores investimentos, oportunidades, renda e emprego foram temas de destaque na audiência pública que envolve a maior jazida de sal-gema da América Latina. São 12 bilhões de toneladas do mineral com capacidade de gerar 15 mil empregos somente na exploração. O leilão será finalizado na próxima semana, quando serão conhecidos os vencedores.
Com o resultado do leilão, as empresas receberão para estudar as áreas e terão um prazo de até dois anos para apresentar seus estudos geológicos. As áreas, anteriormente, pertenciam à Petrobras e em 1980 já havia relatórios de pesquisas das áreas, que ficaram desfasados por mais de 30 anos.
O superintendente regional da Agência Nacional de Mineração (ANM) no Espírito Santo, Virgílio Cezar Mota, explicou como funcionará a finalização do leilão e o processo de licenciamento para a pesquisa nas áreas. “O que a região verá nos próximos anos serão geólogos e técnicos que vão estar pesquisando as jazidas. Tenho a expectativa que a outorga com a concessão de lavras dará ao ES um cenário muito positivo.”
A Findes e o Senai garantiram que já estão trabalhando em prol do desenvolvimento em parceria com o município de Conceição da Barra para capacitação da sociedade. Fernando Prates, diretor regional, explicou que o sal-gema já é realidade para a indústria capixaba e anunciou que existem recursos e ferramentas para a capacitação, com cerca de 400 cursos para preparar os cidadãos para trabalharem nas empresas que estarão chegando na região.
O reitor do Ifes, Jadir Pela, também ressaltou a importância da capacitação profissional e levantou a possibilidade de instalação de um campus em Conceição da Barra aproveitando a onda de investimentos do sal-gema.
O prefeito de Conceição da Barra finalizou dizendo que a união do Governo do Estado, Governo Federal, Assembleia Legislativa, Câmaras Municipais e toda a comunidade é um passo importante para um desenvolvimento com seriedade e para evitar que aconteceu e o que acontece em Maceió. (*Com informações de Guto Netto- Assessor de Comunicação)

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!