pube
#TBTConexãoSafra

Mulheres no campo: protagonismo, empreendedorismo e políticas públicas

por Rosimeri Ronquetti

em 07/03/2024 às 0h20

4 min de leitura

Mulheres no campo: protagonismo, empreendedorismo e políticas públicas

*Foto: Arquivo Pessoal Jamila Brambilla

Matéria publicada originalmente em 18/03/2023

Inseridas em todas as cadeias e setores do agro capixaba, as mulheres estão no radar da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). A secretaria, juntamente com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), lançou, no final de 2019, o projeto “Elas no Campo e na Pesca – Empreendedorismo, Liderança e Autonomia”.

Desde a sua criação, o projeto já atendeu 5.128 mulheres em todo o Estado com cursos, oficinas, dias de campo, eventos e consultorias. Também capacitou 135 servidores em metodologias voltadas para a inclusão de gênero na extensão rural.

pube

A criação de uma linha específica de financiamento de projetos para grupos de mulheres, dentro do edital do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), contemplou quatro projetos em 2021, além de mais seis financiados a partir de outras fontes de recursos da Seag, totalizando R$ 437.848,67 investidos.

“As mulheres do campo ganham cada vez mais espaço e isso representa a autonomia econômica delas, que deixaram de ser apenas as filhas e as esposas dos produtores rurais. Hoje, elas representam a possibilidade de desenvolvimento social local. Nesse sentido, o Estado vem como grande aliado para reforçar e potencializar essa realidade. Por meio do acesso às políticas públicas, importantes programas e projetos são desenvolvidos, estimulando o empreendedorismo e gerando emprego e renda para às famílias do campo”, afirma o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

*Fotos: Divulgação

A Seag também financia e acompanha projetos executados pelo Incaper e operacionalizados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). São eles: Elas podem nas criações de abelhas”, “Mulheres do Cacau”, Cadernetas Agroecológicas, que contempla também pescadoras, indígenas e quilombolas; e a “Produção de Cultivares de Morangueiro em Sistema Semi-Hidropônico”

Recém-criada no Espírito Santo, a Secretaria de Estado Extraordinária de Políticas para Mulheres tem duas grandes linhas de trabalho. O enfrentamento a todos os tipos de violências contra as mulheres e a promoção de igualdade de gênero. No quesito promoção de igualdade, o objetivo é promover o bem-estar e a saúde das mulheres e a participação social e política, de maneira regionalizada.

“O objetivo é fazer com que, de fato, as ações, projetos e políticas cheguem até as mulheres a partir de uma visão de que elas são diversas e plurais. Portanto, essas linhas de ações têm que chegar também pensando a diversidade e a pluralidade das mulheres. E mais ainda, a diferença entre mulheres do campo e da zona urbana”, defende Jacqueline Moraes, secretária da pasta.

Nesse primeiro momento, de acordo com Jacqueline, está sendo feito um trabalho para entender a realidade das mulheres do meio rural. O próximo passo será o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento e o bem-estar dessas mulheres. Outra ação é a atualização de iniciativas já existentes para esse público.

“Estamos trabalhando para que essas mulheres recebam o apoio necessário para promover seu desenvolvimento econômico, social e cultural. Existem projetos em andamento que visam aumentar as oportunidades de emprego e educação, além de programas de saúde, serviços sociais e iniciativas de desenvolvimento rural e que precisam ser atualizados”, comenta.

*Foto: Itamar Freire/ Divulgação Tubusca

DA MESMA SÉRIE

- Mulheres assumem a sucessão familiar no campo- Artesã supera preconceitos e transforma materiais da roça em arte- Histórias inspiradoras de liderança e superação delas na agroindústria- Dete Lorenção: inspiração feminina na Capital Nacional do Agroturismo- Juntas elas se tornam mais fortes e chegam mais longe- Empresária de Dores inova com cosméticos à base do Café do Caparaó- Jovem amazona de Afonso Cláudio se destaca em competições de laço- Mulher de fases, histórias, determinação e sucesso

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!