pube
Curiosidades

Hortênsias das Montanhas Capixabas embelezam Festa de Aparecida

por Leandro Fidelis

em 08/10/2023 às 11h21

4 min de leitura

Hortênsias das Montanhas Capixabas embelezam Festa de Aparecida

A primeira vez que as flores capixabas enfeitaram a festa religiosa foi em 2022. (*Fotos: Divulgação)

Há uma década, o designer floral capixaba Jab Pasollini vem dedicando seu talento e paixão ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, onde realiza um trabalho voluntário para a ornamentação das festividades em honra à padroeira, no dia 12 de outubro. “Doo por devoção, e não por obrigação”, disse.

Pasollini, que ostenta no currículo o convite inaugural do Santuário para a primeira visita do Papa Francisco, é o responsável pela decoração da Basílica de Aparecida (SP) durante a Novena e as festividades que cercam o dia da padroeira do Brasil. E desde o ano passado, o designer floral inclui flores das Montanhas Capixabas na ornamentação, algo que ele conseguiu graças à colaboração dos produtores locais.

Pelo segundo ano consecutivo, hortênsias produzidas na região Serrana do Espírito Santo enfeitam o Santuário. Além das flores capixabas, Pasollini recebeu remessas do Rio de Janeiro e de Holambra, de onde veio a maioria (quatro carretas de flores e acessórios), para a ornamentação.

pube

“É um trabalho que faço com muito prazer, muito carinho, enquanto eu puder. Este ano saí um pouco mais cedo porque tinha viagem marcada para Índia para uma feira que participo todo ano e teve últimas edições virtuais por conta da pandemia. Deixei tudo esquematizado com a equipe, como vai funcionar até o último dia da Novena, na próxima quarta (11), e o dia da padroeira (12)”,  disse ontem em entrevista para nossa reportagem às vésperas da viagem.

Cada dia da Novena de Nossa Senhora Aparecida é marcado pela presença de carros adornados com flores naturais, e a decoração do altar central muda ao longo dos dias. O processo começou com as hortênsias do Espírito Santo, seguidas pelas flores do Rio e, por fim, pelas orquídeas de Holambra. “É um trabalho muito contínuo, árduo e grande, mas prazeroso. Faço com muita fé”.

Um dos produtores que doa hortênsias desde 2022 é Gilberto Monte Verde, de Barcelos (Domingos Martins). Ele participou de uma consultoria com Pasollini e reconhece a influência do designer floral capixaba para as flores chegarem até a maior festa religiosa católica do país.

No ano passado, Monte Verde conta que não tinha muita produção e mobilizou outros produtores da região para fazer volume, doando um total de 165 dúzias de hortênsias. Na saga até Aparecida, ele transportou de carro próprio as flores acondicionadas em sacos plásticos e caixas de papelão até Viana e contou com apoio de um carreteiro voluntário para levá-las até a cidade paulista.

“Foi o ponto alto da minha vida. Sou católico e devoto de Nossa Senhora Aparecida e foi indescritível ver o reitor do Santuário (Carlos Eduardo Catalfo) agradecendo as flores das Montanhas Capixabas”, contou o produtor.

Este ano, a mobilização começou em maio, e as hortênsias foram colhidas sob um calor escaldante no final de setembro, relata Monte Verde. A quantidade de flores somada com a de outro produtor resultou em 240 dúzias de hortênsias, juntamente com lírios secos, usadas na abertura da Novena. Foi necessário apenas um dia para a encomenda chegar a Aparecida por meio do mesmo colaborador que “não abriu mão de transportar as flores porque teve um ano muito abençoado”.

Para Gilberto, contribuir para as festividades em homenagem à padroeira do Brasil é uma experiência inesquecível e profundamente gratificante. “Como pequeno produtor de flores das Montanhas Capixabas jamais pensava colocar minhas hortênsias no maior santuário religioso católico do mundo. Através do Jab, o reitor do Santuário enviou uma imagem da santa, que vai circular nas casas dos outros produtores”, disse.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!