Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Uma porca da cidade de Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina, deu à luz a uma ninhada impressionante de 41 leitões na última semana. A Conexão Safra buscou entender o que pode ter ocasionado esse fenômeno raríssimo.
Conversamos com Carolina Covre, médica-veterinária e coordenadora técnica da Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases), que explicou que as fêmeas suínas têm a capacidade de gerar vários embriões em uma única gestação, com médias de 14 leitões por vez, ao contrário de outros animais que geram apenas um filhote por gestação. No entanto, é raro que ocorra uma superovulação, na qual a fêmea produz mais óvulos do que o normal, resultando em uma quantidade tão grande de leitões.
Carolina também comentou que os avanços no sistema produtivo, como o melhoramento genético, a ambiência, a nutrição e o bem-estar, podem ter influenciado para que a porca conseguisse manter a gestação. No entanto, a capacidade de amamentar todos esses leitões é impossível, pois o número de tetas da porca é limitado. Por isso, é necessário contar com o suporte de outras fêmeas para a amamentação dos filhotes.
“Embora casos semelhantes tenham sido registrados em outras granjas, eles são extremamente raros e geralmente envolvem números menores de leitões. No Espírito Santo, por exemplo, há relatos de 32 leitões nascidos em uma única gestação”, explica a veterinária.
A notícia sobre a porca que deu à luz 41 leitões em Santa Catarina tem surpreendido muitas pessoas e chamado a atenção para a capacidade de reprodução das fêmeas suínas e para os avanços na suinocultura que possibilitam um melhor desempenho reprodutivo dos animais.





