Peppa fértil

Como uma porca deu à luz 41 leitões em Santa Catarina?

Uma porca da cidade de Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina, deu à luz a uma ninhada impressionante de 41 leitões na última semana.

Foto: Hernâni Funini/Reprodução

Uma porca da cidade de Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina, deu à luz a uma ninhada impressionante de 41 leitões na última semana. A Conexão Safra buscou entender o que pode ter ocasionado esse fenômeno raríssimo.

Conversamos com Carolina Covre, médica-veterinária e coordenadora técnica da Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases), que explicou que as fêmeas suínas têm a capacidade de gerar vários embriões em uma única gestação, com médias de 14 leitões por vez, ao contrário de outros animais que geram apenas um filhote por gestação. No entanto, é raro que ocorra uma superovulação, na qual a fêmea produz mais óvulos do que o normal, resultando em uma quantidade tão grande de leitões.

Carolina também comentou que os avanços no sistema produtivo, como o melhoramento genético, a ambiência, a nutrição e o bem-estar, podem ter influenciado para que a porca conseguisse manter a gestação. No entanto, a capacidade de amamentar todos esses leitões é impossível, pois o número de tetas da porca é limitado. Por isso, é necessário contar com o suporte de outras fêmeas para a amamentação dos filhotes.

“Embora casos semelhantes tenham sido registrados em outras granjas, eles são extremamente raros e geralmente envolvem números menores de leitões. No Espírito Santo, por exemplo, há relatos de 32 leitões nascidos em uma única gestação”, explica a veterinária.

A notícia sobre a porca que deu à luz 41 leitões em Santa Catarina tem surpreendido muitas pessoas e chamado a atenção para a capacidade de reprodução das fêmeas suínas e para os avanços na suinocultura que possibilitam um melhor desempenho reprodutivo dos animais.

Sobre o autor Leandro Fidelis Formado em Comunicação Social desde 2004, Leandro Fidelis é um jornalista com forte especialização no agronegócio, no cooperativismo e na cobertura aprofundada do interior capixaba. Sua trajetória é marcada pela excelência e reconhecimento, acumulando mais de 25 prêmios de jornalismo, incluindo a conquista inédita do IFAJ Star Prize 2025 para um jornalista agro brasileiro. Com experiência versátil, ele construiu sua carreira atuando em diferentes plataformas, como redações tradicionais, rádio, além de desempenhar funções estratégicas em assessoria de imprensa e projetos de comunicação pública e institucional. Ver mais conteúdos