Pandemia

Vacina contra Covid: ES reduz para 90 dias intervalo para dose de reforço em idosos

Em coletiva na manhã desta quarta-feira (17), o secretário da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, atualizou os dados da Covid-19 no Espírito Santo. Entre os assuntos abordados, está a antecipação da dose de reforço para idosos para 90 dias – antes, o tempo entre as doses era de quatro meses. “Ao cruzar os dados […]

Foto: Myke Sena/MS

Em coletiva na manhã desta quarta-feira (17), o secretário da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, atualizou os dados da Covid-19 no Espírito Santo. Entre os assuntos abordados, está a antecipação da dose de reforço para idosos para 90 dias – antes, o tempo entre as doses era de quatro meses.

“Ao cruzar os dados de vacinação, observamos que cerca de 96% dos óbitos entre os que receberam duas doses foi de pessoas idosas. Dessa maneira, antecipando o reforço para 90 dias em idosos, é possível um resultado que reduza esses óbitos. Além disso, a vacinação de reforço para população adulta terá um papel importante no controle de circulação do vírus, principalmente em casos leves. Isso vai gerar um risco menor de oscilações positivas da doença no período de verão e festas de final de ano”, informou.

Além disso, Nésio Fernandes informou que o Estado aguarda a liberação da Anvisa para iniciar a vacinação das crianças. “Para alcançar uma taxa superior a 90% de imunizados, é preciso alcançar a população em idade pediátrica. As vacinas são seguras e eficazes e, num contexto de ampla disponibilidade de imunizantes, todo esforço da sociedade e autoridades, deve ser centrado na vacinação”, explicou. 

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos