Pandemia faz aumentar a procura por ervas medicinais
por Site Prefeitura
em 20/07/2020 às 10h43
3 min de leitura
A procura por produtos derivados de plantas medicinais tem crescido no município de Vila Pavão. A constatação é da terapeuta holística, Genilza de Fátima Matiello que coordena o Departamento de Saúde Natural Preventivo de Vila Pavão, setor vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo ela, isso acontece devido a busca pelo fortalecimento do sistema imunológico. A horta medicinal ganhou destaque nesse período de pandemia devido a variedade de espécies medicinais que produz.
“A ameaça do coronavírus está afetando o psicológico das pessoas, por isso, elas estão buscando alternativas para se protegerem da contaminação. O interessante disso e que se você aumenta a imunidade de seu organismo, você combate também outras doenças ”, argumenta a terapeuta.
As plantas mais procuradas para chás, no momento atual, naturalmente são aquelas com o poder de aumentar a imunidade e as com propriedades calmantes, como o saião, folha de fortuna, ora-pro-nóbis, bardana e outras.
“Nunca se ouviu falar tanto em aumentar a imunidade. As pessoas estão procurando as plantas para fortalecer e tonificar o organismo a fim de combater o coronavírus. Também as plantas com efeito calmante, estão sendo muito procuradas, já que o isolamento social e o pânico coletivo causado pela doença, provocam medo e uma ansiedade muito grande nas pessoas ”, relata Genilza.
A horta municipal
Mais Conexão Safra
O Departamento de Saúde Natural Preventivo do município, mesmo com pessoal reduzido, em decorrência da pandemia, renovou a horta municipal.
Atualmente são cultivadas cerca de 130 espécies de plantas medicinais, que após a colheita, são processadas no espaço terapêutico, cuja sede está instalada em terreno da Igreja Luterana (Igrejona), e se transformam em fitoterápicos que são repassados à população a preços simbólicos na “Casa Verde ” e na farmácia do Grupo Espaço e Saúde da Igreja Luterana
Coquetel de plantas
Os efeitos terapêuticos das ervas, em breve estarão disponíveis para a população de Vila Pavão em forma de um coquetel plantas. O Departamento de Saúde Natural Preventivo do município está trabalhando na produção de um preparado para ser distribuído às pessoas interessadas. O produto deverá ser utilizado em forma de chá. A previsão é que esteja disponível no Posto de Saúde da cidade num prazo de 20 dias.
Seminário de Saúde Natural foi cancelado
Em alinhamento com a série de medidas preventivas para evitar a propagação do coronavírus orientada pelas autoridades e profissionais de saúde, a secretaria de Saúde resolveu cancelar a XV edição do Seminário Estadual de Saúde Preventiva. O evento, realizado tradicionalmente no município há 14 anos ininterruptamenteestava previsto para o final deste mês.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!