Coronavírus

Metade dos capixabas já teve contato com o coronavírus, diz secretário

A informação foi repassada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes

por Fernanda Zandonadi

em 23/08/2021 às 22h07

2 min de leitura

Foto: Pixabay

Apesar das medidas adotadas pelo Espírito Santo para mitigar a expansão do novo coronavírus, a estimativa é de que 50% dos capixabas já tiveram contato com o vírus. A informação foi repassada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

Para chegar a esse dado, segundo ele, foi levada em conta a letalidade da doença. “Levamos em conta também estudos que apontam para a possibilidade de que, no contexto brasileiro, onde a estratégia de imunidade de rebanho foi adotada, e a qual nós, da gestão estadual, tentamos mitigar, ela de fato expôs ampla margem da população ao contágio da doença”, explicou.

Fernandes salienta que essa exposição gerou características diferentes entre os capixabas. “Nós temos características imunológicas na população que são diferentes das características imunológicas de países que adotaram medidas adequadas, impondo restrições e uma agenda econômica robusta”, disse o secretário.

Prefeitos e governadores, segundo ele, tentaram retardar a contaminação, mas mesmo assim ocorreu uma grande quantidade de mortos. “E uma grande parte da população já teve contato com o vírus. Além disso, com a dose da vacinação, com 81% da população alcançada com a primeira dose, nós, de fato, temos características imunológicas protetoras na população diferentes de outros países no mundo”.

Sair da versão mobile