Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Modelos climáticos
La Niña deve perder força nos próximos meses e terminar no fim do verão

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

Modelos climáticos
Próximo El Niño deve ser formar em 2026

Mercado
Mesmo com menor demanda, baixa oferta garante estabilidade nos preços do mamão

O governador Renato Casagrande informou, na manhã desta quinta-feira (20), por meio de suas redes sociais, que a partir de sexta (21), será publicada uma portaria, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para normatizar a emissão de um documento eletrônico para substituir o atestado médico em casos de Covid-19 no Espírito Santo. Esse documento vai determinar o isolamento do paciente.
A notificação será enviada aos pacientes por SMS ou e-mail e será válida para aqueles que testarem positivo para Covid-19 e notificados no eSUS/VS pelos serviços públicos e privados de saúde. O eSUS/VS é o Sistema de Informação em Saúde e funciona como um local oficial para notificação de doenças.
A partir de amanhã será normatizado pela SESA a emissão de documento eletrônico enviado por SMS/e-mail para os pacientes com #COVID19, notificados no eSUS/VS pelos serviços públicos e privados de saúde. Essa notificação dispensará o atestado médico para determinar o isolamento.
— Renato Casagrande 40 (@Casagrande_ES) January 20, 2022
Em nota, a Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou que “os cidadãos que tiverem telefone celular e e-mail devidamente informados no ‘Sistema e-SUS VS’ receberão a notificação sobre o isolamento a ser cumprido. A portaria garantirá que a notificação valerá como documento oficial público a ser apresentado pelo cidadão ao empregador para que possa ser estabelecido o isolamento domiciliar e interromper a cadeia de transmissão do vírus. O e-SUS VS é um software público do Governo do Estado integrado com os sistemas do Ministério da Saúde”.





