Pandemia

Documento eletrônico vai substituir atestado médico no ES para casos de Covid

O governador Renato Casagrande informou, na manhã desta quinta-feira (20), por meio de suas redes sociais, que a partir de sexta (21), será publicada uma portaria, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para normatizar a emissão de um documento eletrônico para substituir o atestado médico em casos de Covid-19 no Espírito Santo. Esse documento […]

Foto: Pixabay

O governador Renato Casagrande informou, na manhã desta quinta-feira (20), por meio de suas redes sociais, que a partir de sexta (21), será publicada uma portaria, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para normatizar a emissão de um documento eletrônico para substituir o atestado médico em casos de Covid-19 no Espírito Santo. Esse documento vai determinar o isolamento do paciente.

A notificação será enviada aos pacientes por SMS ou e-mail e será válida para aqueles que testarem positivo para Covid-19 e notificados no eSUS/VS pelos serviços públicos e privados de saúde. O eSUS/VS é o Sistema de Informação em Saúde e funciona como um local oficial para notificação de doenças.

Em nota, a Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou que “os cidadãos que tiverem telefone celular e e-mail devidamente informados no ‘Sistema e-SUS VS’ receberão a notificação sobre o isolamento a ser cumprido. A portaria garantirá que a notificação valerá como documento oficial público a ser apresentado pelo cidadão ao empregador para que possa ser estabelecido o isolamento domiciliar e interromper a cadeia de transmissão do vírus. O e-SUS VS é um software público do Governo do Estado integrado com os sistemas do Ministério da Saúde”.

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos