Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
A partir desta quinta-feira (21), a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e as equipes doInstituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e doInstituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) visitarão propriedades rurais de 21 municípios capixabas para entregar cartilhas com orientação aos produtores e trabalhadores rurais para evitar contágio do novoCoronavírus (Covid-19)neste momento de colheita.
A cartilha foi lançada recentemente pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento,Aquicultura e Pesca (Seag), em conjunto com vários parceiros que atuam no setor cafeeiro do Espírito Santo, e traz recomendações de prevenção e estratégias para evitar a contaminação e transmissãoda doençadurante a colheita do café deste ano.
“A cartilha fornece orientações gerais aos produtores de café e trabalhadores rurais, tais como medidas de prevenção do contágio donovoCoronavírus, adoção de boas práticas nos refeitórios, transporte, além de recomendações específicas para o início da colheita. É importante e necessário que os produtores adotem essas orientações para que possamos passar por esse momento tão complicado de forma segura ”, ressaltou o secretáriode Estado daAgricultura, Paulo Foletto.
Nesta primeira etapa, serão contemplados os municípios donorte enoroeste doEstado, onde predomina o cultivo do conilon. Em seguida, as equipes também promoverão a distribuiçãoda cartilhanos demais municípios capixabas.
Para o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, é fundamental que os produtores adotem essas orientações. “Os cuidados são primordiais para preservar a vida dos trabalhadores e das famílias rurais do Estado. As equipes do Idaf se uniram aos técnicos do Incaper de modo a contribuir para a potencialização dessas informações. É um momento atípico e precisamos que cada um façaasua parte ”, disse.
O diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado, reforça a importância da cartilha para que a colheita do principal produto agrícola do Espírito Santo,o café, seja feita com segurança. “O trabalho no campo não para e deve ser feito com cuidados especiais neste momento tão delicado. Juntos, o Incaper e o Idaf, orientados pela Seag e pelo Governo do Estado, estão adotando todas as medidaspossíveis para que a colheita do nosso café seja feita de maneira segura. Enquanto vários segmentos estão em crise por causa da pandemia, a agricultura, mais uma vez, ajuda a equilibrar a economia capixaba, mantendo sempre a preocupação e o cuidado com a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas ”, afirmouMachado.
Clique aqui e acesse a cartilha:https://seag.es.gov.br/Media/seag/Importacao/CARTILHA_COLHEITA_CAFE%CC%81_2020_SEAG.pdf




