Mais lidas 🔥

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Operação volante
Transporte irregular de café e pimenta-do-reino vira alvo de operação no Norte capixaba

Café e fotografia
Fotografia valoriza o café do Brasil e recebe prêmio internacional
A partir desta quinta-feira (21), a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e as equipes doInstituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e doInstituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) visitarão propriedades rurais de 21 municípios capixabas para entregar cartilhas com orientação aos produtores e trabalhadores rurais para evitar contágio do novoCoronavírus (Covid-19)neste momento de colheita.
A cartilha foi lançada recentemente pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento,Aquicultura e Pesca (Seag), em conjunto com vários parceiros que atuam no setor cafeeiro do Espírito Santo, e traz recomendações de prevenção e estratégias para evitar a contaminação e transmissãoda doençadurante a colheita do café deste ano.
“A cartilha fornece orientações gerais aos produtores de café e trabalhadores rurais, tais como medidas de prevenção do contágio donovoCoronavírus, adoção de boas práticas nos refeitórios, transporte, além de recomendações específicas para o início da colheita. É importante e necessário que os produtores adotem essas orientações para que possamos passar por esse momento tão complicado de forma segura ”, ressaltou o secretáriode Estado daAgricultura, Paulo Foletto.
Nesta primeira etapa, serão contemplados os municípios donorte enoroeste doEstado, onde predomina o cultivo do conilon. Em seguida, as equipes também promoverão a distribuiçãoda cartilhanos demais municípios capixabas.
Para o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, é fundamental que os produtores adotem essas orientações. “Os cuidados são primordiais para preservar a vida dos trabalhadores e das famílias rurais do Estado. As equipes do Idaf se uniram aos técnicos do Incaper de modo a contribuir para a potencialização dessas informações. É um momento atípico e precisamos que cada um façaasua parte ”, disse.
O diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado, reforça a importância da cartilha para que a colheita do principal produto agrícola do Espírito Santo,o café, seja feita com segurança. “O trabalho no campo não para e deve ser feito com cuidados especiais neste momento tão delicado. Juntos, o Incaper e o Idaf, orientados pela Seag e pelo Governo do Estado, estão adotando todas as medidaspossíveis para que a colheita do nosso café seja feita de maneira segura. Enquanto vários segmentos estão em crise por causa da pandemia, a agricultura, mais uma vez, ajuda a equilibrar a economia capixaba, mantendo sempre a preocupação e o cuidado com a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas ”, afirmouMachado.
Clique aqui e acesse a cartilha:https://seag.es.gov.br/Media/seag/Importacao/CARTILHA_COLHEITA_CAFE%CC%81_2020_SEAG.pdf




