pube
Coronavírus

Anvisa deve liberar Coronavac para crianças de 3 e 4 anos nesta quarta (13), diz Sesa

por Assessoria de Imprensa

em 12/07/2022 às 17h08

2 min de leitura

Anvisa deve liberar Coronavac para crianças de 3 e 4 anos nesta quarta (13), diz Sesa

Foto: Pixabay

O Secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, realizou uma coletiva de imprensa no início da tarde desta terça-feira (12) para atualizar a situação da Covid-19 no Estado. Segundo ele, a pandemia ainda não acabou e estamos vivendo a quinta onda da doença. “O Estado vive uma terceira semana epidemiológica com estabilização na curva de casos nesta última onda que atingiu o estado. Ao longo do mês de junho foram 245 mil testes realizados, sendo que 95% deles foram feitos na rede pública. Temos no início de julho ainda uma alta incidência no número de casos novos. Considerando a média móvel dos últimos 7 dias podemos ter, no melhor cenário, pelo menos ainda mais 40 mi casos da covid-19 diagnosticados”.

Ainda de acordo com o secretário, o Estado pode ter, neste mês, 100 óbitos por Covid. Sendo que a maioria dos casos tem ocorrido com pessoas com o esquema vacinal incompleto. “A grande maioria das mortes registradas são de pessoas com as vacinas em atraso. A procura por vacina tem sido insuficiente e precisamos mudar esse cenário. O ES tem 15 mil vacinas aplicadas por dia, mas não é o suficiente. Vamos realizar um dia D no final do mês para ampliar essa cobertura. Não existe idade segura para ter Covid”.

pube

Durante a coletiva, Fernandes alertou para o crescente número de crianças infectadas. “2.096 crianças, de 0 a 4 anos foram infectadas nesta última onda, o que representa a terceira faixa etária mais atingida”.

Nésio afirmou que a Anvisa deve autorizar, nesta quarta-feira (13), a Coronavac para crianças de 3 e 4 anos. “É possível que a Anvisa autorize amanhã (quarta) o uso da Coronavac para crianças. Os estudos comprovam que trata-se de uma vacina segura, com pouca reatividade e resultados positivos. A população precisa estar mobilizada para vacinar esse público”.

Questionado sobre o uso de máscaras, o secretário ressaltou que o Estado não irá determinar nenhum tipo de obrigatoriedade, mas que o uso é recomendado em ambientes fechados.

 

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!