Técnicos realizam visitas às coops capixabas de agricultura familiar
Profissionais do Sistema OCB/ES, Sedu, Seag e Unicafes conheceram a realidade dos pequenos produtores no estado
por Assessoria de Comunicação OCB/ES
em 05/03/2024 às 6h00
3 min de leitura
Janeiro e fevereiro foram meses movimentados para as cooperativas de agricultura familiar do Espírito Santo. Ao longo desse período, quatro coops receberam visitas técnicas de profissionais da Secretaria da Educação (Sedu) que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), acompanhados de profissionais do Sistema OCB/ES.
Os encontros foram realizados por meio de uma parceria entre o Sistema OCB/ES, a Sedu, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).
O objetivo da iniciativa foi apresentar a realidade dos pequenos produtores e das cooperativas de agricultura familiar aos profissionais do poder público, compartilhando sua rotina de atuação, bem como suas formas de produção e comercialização.
Na oportunidade, foram realizadas visitas nas sedes das coops, em lojas agropecuárias, em indústrias e nas propriedades dos cooperados, proporcionando o acompanhamento de todo o processo de produção, desde o plantio até chegada dos alimentos para os estudantes da rede pública.
Tendo isso em vista, o roteiro de encontros incluiu visitas às cooperativas Coopram, Clac, Caf Serrana e Cooperfruit. Dessa forma, os técnicos puderam visitar propriedades nos municípios de Domingos Martins, Alfredo Chaves e Santa Maria de Jetibá.
Mais Conexão Safra
O analista de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES, Creiciano Paiva, destacou a importância desse projeto, intermediado pela organização estadual. “As visitas técnicas são fundamentais para a imersão dos profissionais da Sedu no trabalho desenvolvido pela agricultura familiar no Espírito Santo. Assim, os técnicos conseguem compreender a realidade do agricultor familiar e das nossas cooperativas”, avaliou.
Vinicius Costa, gerente de Comercialização e Mercados da Seag, reforçou a relevância das visitas. “Por meio de ações como essa, conseguimos aproximar cada vez mais o poder público do agricultor familiar e das cooperativas, fazendo com que compreendam a dinâmica de produção e as dificuldades enfrentadas para conseguir ofertar um produto de qualidade”, afirmou.
Sob esse mesmo olhar, Fernanda Grazziotti, subgerente da Alimentação Escolar da Sedu, afirmou que as visitas foram oportunidades valiosas para o fortalecimento das relações entre as instituições. “Essa interação ajudou a estreitar laços, bem como a aperfeiçoar os fluxos e ainda a adquirir mais conhecimentos de todo o processo de produção dos alimentos até chegarem às escolas e serrem ofertados aos alunos da rede pública estadual de ensino”, disse.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!