Cooperativismo

Sistema OCB lança Dia de Cooperar 2023

por Assessoria OCB Nacional

em 01/05/2023 às 17h20

2 min de leitura

“O cooperativismo faz muita coisa boa – pelas pessoas, pelo nosso Brasil – e pode fazer muito mais. Nosso movimento une negócio com propósito. Propósito de fazer bem feito e não só para alguns, mas para muitos. Quando você decide ser um cooperado, você decide empreender junto com outras pessoas. Você escolhe fazer parte de um movimento que tem como princípio compartilhar objetivos, desafios, conquistas e, por consequência, transformar realidades.”

A colocação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, foi proferida durante o lançamento do Dia de Cooperar 2023, nesta quinta-feira (27), em Minas Gerais. O Dia C, como é carinhosamente chamado, representa o momento em que o cooperativismo brasileiro celebra seus projetos de responsabilidade socioambiental desenvolvidos pelas coops e compartilha com a comunidade. As ações estão alinhadas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como a proteção ao meio ambiente, a educação, a saúde e o bem-estar, a redução das desigualdades e o trabalho decente, por exemplo.

“As cooperativas se preocupam muito com o país. Elas se dedicam a transformar a realidade das famílias nas regiões onde estão presentes. E o Dia C é a ferramenta para auxiliar nesse processo. Nosso modelo de negócios é focado na geração de emprego, trabalho e renda, pois o cooperativismo sabe que uma sociedade forte é aquela na qual todos têm importância, direitos iguais e possiblidades de empreender de forma coletiva. Nossas cooperativas entendem que precisam fazer a parte delas para que o mundo seja melhor”, acrescentou o presidente.

O Dia C é comemorado sempre no primeiro sábado de julho. As ações das cooperativas em prol de suas comunidades, no entanto, acontecem o ano todo com a recuperação de nascentes, oferta de crédito para os mais variados negócios, serviços de saúde mais acessíveis, cursos e capacitações, entre outras. Em 2022, o Dia C contou com a participação de 1.397 cooperativas, que beneficiaram mais de 2 milhões de pessoas.

Sair da versão mobile