Cooperativismo

Sistema OCB/ES promove encontros de mulheres cooperativistas em diferentes regiões

O objetivo dos eventos é promover a integração entre as mulheres cooperativistas capixabas e traçar novos caminhos para incentivar a participação feminina no movimento

por Assessoria de Comunicação OCB/ES

em 05/10/2022 às 9h28

5 min de leitura

Foto: reprodução internet

presença das mulheres no cooperativismo tem crescido cada vez mais. É o que provam os dados do AnuárioCoop e do Anuário do Cooperativismo Capixaba 2022. De acordo com os dados referentes ao ano de 2021, no Brasil elas representam 40% do número total de cooperados. Já no Espírito Santo as mulheres representam aproximadamente 200 mil dos 610 mil cooperados. Vale destacar, ainda, que no estado capixaba o público feminino representa 59,7% do quadro de colaboradores.

Pensando em fortalecer a integração das mulheres que estão ligadas ao movimento, seja como cooperadas ou como colaboradoras, o Sistema OCB/ES irá promover, durante o mês de outubro, três Encontros Regionais de Mulheres Cooperativistas, nas regiões Norte, Centro-Serrana e Sul do estado. O objetivo dos encontros é promover um ambiente para debater a participação de mulheres nas cooperativas.

Os Encontros Regionais de Mulheres Cooperativistas já são tradição do Sistema OCB/ES. De forma intercalada, a organização tem o costume de realizar, anualmente, o Encontro Estadual e o Encontro Regional de Mulheres. Todavia, devido à pandemia de Covid-19, nos anos de 2020 e 2021 os encontros não foram realizados de forma presencial. No entanto, o Sistema OCB/ES promoveu diversos cursos e eventos direcionados ao público feminino no período.

O evento

Com o mote “As mulheres são como água, crescem quando se juntam”, o evento visa destacar a importância do papel das mulheres na construção de um modelo de negócio com mais sustentabilidade e inovação. Além disso, a discussão irá traçar o caminho a ser seguido nos próximos dois anos para fortalecer a participação do público feminino no cooperativismo.

Os encontros terão um momento de fala institucional do Sistema OCB/ES, que irá descrever as principais ações da Unidade Estadual para as mulheres cooperativistas. Ocorrerá, também, uma apresentação do Comitê Nacional de Mulheres do Sistema OCB, o Elas pelo coop. O ponto alto dos encontros será uma palestra conduzida pela professora Cláudia Moura, que irá abordar o tema “O futuro que queremos”.

 

Elas pelo Coop

A igualdade de gênero é uma das pautas mais recorrentes na sociedade atual e, como o modelo cooperativista está sempre alinhado às demandas sociais, o Sistema OCB adotou a pauta como prioridade na agenda do modelo de negócio no Brasil. É por esse motivo que o Comitê Nacional de Mulheres do Sistema OCB existe.

Nos Encontros Regionais, a analista de Desenvolvimento Humano da Unidade Estadual Bianca Rocha irá apresentar o comitê para as colaboradoras e cooperadas das coops capixabas. A analista está à frente de questões relacionadas ao Comitê dentro da instituição.

 

Workshop “O futuro que queremos”

Cláudia Moura é pedagoga, possui MBA em Sistemas Educacionais, é pós-graduada em Gestão de Pessoas e Lideranças de Equipe e mestre em Educação. Com sólida experiência no desenvolvimento de projetos educacionais executivos e gestão estratégica, a profissional irá, junto com as participantes, construir as ações e diretrizes prioritárias para serem seguidas nos próximos dois anos com o intuito de aumentar e fortalecer ainda mais a participação feminina no coop capixaba.

Para isso, haverá um alinhamento dos princípios e valores do cooperativismo com a diversidade e a igualdade de gênero. Além disso, será apresentada a importância da participação feminina nos cargos de liderança das cooperativas e o impacto positivo causado pela implementação dessa equidade. A professora também abordará o conceito de “lifelong learning” e a responsabilidade do indivíduo no processo de aprendizagem contínua.

 

Inscrições: 

Os eventos são gratuitos, mas para promover a solidariedade do cooperativismo, as participantes deverão doar um 1kg de alimento não perecível para participar do evento. As doações serão destinadas para instituições sociais das regiões em que cada encontro acontecerá.

As inscrições se encerram na próxima segunda-feira, dia 10 de outubro, e podem ser feitas única e exclusivamente pelas cooperativas registradas e regulares junto ao Sistema OCB/ES. As vagas são limitadas e restritas as mulheres cooperativistas empregadas, cooperadas e familiares integrantes de Núcleos Femininos das Cooperativas Capixabas.

Serviço: 

Encontro Regional de Mulheres Cooperativistas – Região Norte

Data: 18/10/2022

Horário: 08h30min às 12h30min

Local: Cerimonial Dutra de Melo – São Gabriel da Palha/ES

Clique aqui para se inscrever

Encontro Regional de Mulheres Cooperativistas – Região Centro- Serrana

Data: 19/10/2022

Horário: 16h às 20h

Local: Espaço Villa Paraíso – Santa Maria de Jetibá/ES

Clique aqui para se inscrever

Encontro Regional de Mulheres Cooperativistas – Região Sul

Data:  21/10/2022

Horário: 8h30min às 12h30min

Local: Hotel Easy Bristol – Cachoeiro de Itapemirim/ES

Clique aqui para se inscrever

Exit mobile version