Cooperativismo

Quinta cooperativa mirim do Espírito Santo é constituída em Ecoporanga

por Assessoria de Comunicação OCB/ES

em 22/06/2023 às 17h37

4 min de leitura

No dia 14 de junho aconteceu, no município de Ecoporanga, a assembleia de constituição da quinta cooperativa mirim do Espírito Santo. A nova coop é composta pelos estudantes do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Daniel Comboni e terá o nome de EcoCoop.  Essa é a segunda coop mirim formada por alunos de escola pública. A primeira é a Coop-Sul, que foi fundada no último mês de abril.

O evento que marcou o início das atividades da EcoCoop aconteceu no auditório da escola estadual e contou com a presença de lideranças cooperativistas e representantes políticos locais. Entre eles, o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim; o presidente da Coopcam e conselheiro de Ética da OCB/ES, Advaldo Zotelle; e o presidente da Câmara de Vereadores do município, o vereador Fábio Teixeira de Matos.

A coop mirim já conta com 31 associados, todos alunos da instituição de ensino estadual e, a partir de agora, ela iniciará as suas atividades.

O professor Laudinei é quem irá orientar os cooperados mirins nessa nova empreitada. Como professor orientador, ele ressaltou seu entusiasmo com o novo projeto. “Eu acho que esse programa vem para enriquecer e dar a oportunidade para que os nossos alunos desenvolvam esse processo tão bonito e significativo que é o social”, afirmou.

Para o pontapé nos trabalhos, o professor orientador relatou que haverá um estudo aprofundado sobre o cooperativismo junto aos alunos cooperados, além do início da produção do objeto de aprendizagem adotado pela coop.

Uma vez que o Programa Cooperativa Mirim também possui enfoque no empreendedorismo, os membros de cada coop definem o seu “objeto de aprendizagem”, ou seja, o produto que será desenvolvido e comercializado por eles. Na EcoCoop, os associados irão produzir adubo para jardim por meio de uma composteira, além de preparar chup-chup com polpas de frutas de época.

No mesmo dia da assembleia de constituição, os cooperados mirins da EcoCoop elegeram os novos membros dos conselhos que ficarão responsáveis pela gestão da cooperativa ao longo do ano. São eles:

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

  • Presidente: Lucas Vailant
  • Vice-presidente: Washington Rodrigues
  • Tesoureira: Nicoli Pardim

CONSELHO FISCAL EFETIVO

  • Rakel de Paulo
  • Pablo dos Santos
  • Davi Ferreira

CONSELHO FISCAL SUPLENTE

  • Aline dos Santos
  • Natália Oliveira
  • Helena Rodrigues

PROGRAMA GANHA FORÇA NO ESTADO

O Programa Cooperativa Mirim nasceu em 2012 e atua nos eixos do cooperativismo e do empreendedorismo incentivando que as crianças e adolescentes adquiram, desde cedo, valores como a cooperação, trabalho em equipe, liderança e espírito empreendedor. A iniciativa é desenvolvida no Espírito Santo por meio de uma rede de cooperação que envolve o Sistema OCB/ES, o Sicoob ES e o Instituto Sicoob.

De acordo com números de janeiro de 2023, o programa está presente em 24 municípios brasileiros, que estão dispostos em seis estados distintos, sendo um deles o Espírito Santo. Até o último levantamento, existiam 28 cooperativas mirins em exercício que, juntas, somavam aproximadamente 900 associados mirins.

Em terras capixabas, o programa está ganhando cada vez mais força. No estado, a ação teve início no ano de 2018 com a constituição de três cooperativas mirins (Cooperjetibá, a Coopemcel e a Coop-União) advindas de cooperativas educacionais.

No último ano, as instituições responsáveis pelo programa no estado iniciaram as discussões para o projeto de expansão das cooperativas mirins no estado. E, nesse sentido, o ano de 2023 já foi contemplado com a constituição de duas novas coops, a Coop-Sul e a EcoCoop. Até o final do ano, o estado ainda contará com a criação de mais cinco cooperativas mirins, sendo três de escolas públicas e outras duas de cooperativas educacionais.

O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, destacou suas expectativas com o programa. “As cooperativas mirins estão passando por um crescimento exponencial aqui no Espírito Santo. É muito gratificante saber que mais uma escola pública abraçou essa ideia e que, cada vez mais, iremos atingir um número de crianças e adolescentes maior”, avaliou.

Oliveira desejou, ainda, seus votos à nova coop constituída. “Espero que a EcoCoop obtenha muito prestígio e estimo que os cooperados mirins aproveitem ao máximo essa vivência prática do cooperativismo para que, nesse processo, adquiram habilidades que contribuam para o alcance de um futuro brilhante”.

Sair da versão mobile