Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Na última quarta-feira (5), durante a Reunião Setorial da Agricultura Familiar, que aconteceu na sede do Sistema OCB/ES, foi lançada uma cartilha com informações e orientações sobre o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Clique aqui para acessar o material.
O documento é resultado de uma colaboração entre o Sistema OCB/ES, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (Fetaes) e a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Espírito Santo (Unicafes ES).
O conteúdo foi estruturado pelo analista de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES, Creiciano Paiva, e pelo assessor da Fetaes Walber Ribeiro Santos.
O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) é um instrumento utilizado para identificar agricultores e pessoas jurídicas que atuam no segmento da agricultura familiar. É por meio da efetuação do cadastro que esse público tem acesso a políticas públicas voltadas para o fomento e fortalecimento do setor.
Foi pensando na importância da realização desse cadastro que o Sistema OCB/ES se juntou à Fetaes e à Unicafes ES para produzir uma cartilha orientativa sobre o tema.
A agricultura familiar está amplamente presente na vida dos brasileiros. De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, o segmento é responsável pela maior parcela de empregos gerados na agropecuária, além de representar a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes.
O desenvolvimento desse setor é potencializado por políticas públicas. Assim, o CAF é requisito básico para a série de programas que envolvem a área, entre eles, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), entre outros. Clique aqui e confira lista da Embrapa que elenca políticas públicas atreladas ao CAF.
Nesse sentido, a cartilha busca explicar, de forma simples e direta, como realizar o registro no CAF. O documento diferencia os dois tipos de CAF existentes: CAF UFPA, para Unidades Familiares; e CAF Jurídico, que é uma extensão do cadastro e inclui cooperativas, associações e empreendimentos de agricultura familiar.
Além do mais, a publicação elenca quais são os documentos necessários e em quais locais é possível realizar o cadastro.
O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, ressalta a importância do documento e do CAF. “A cartilha é extremamente elucidativa e irá ajudar os agricultores familiares e as nossas cooperativas que exercem atividades na área. A agricultura familiar é uma atividade econômica muito forte no Brasil e no estado, e essa regulamentação por meio do CAF é essencial para o acesso aos programas que visam fomentar ainda mais o setor”, afirmou.




