Mais lidas 🔥

Anuário do Agronegócio Capixaba 2025
À sombra do Buda Gigante, Região dos Imigrantes tem raízes pomerana e italiana em harmonia

Previsão do tempo
Frente fria avança e eleva risco de temporais no Sudeste

Turismo
Carnaval diferente: Vila Velha oferece rotas de descanso no campo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 18 de fevereiro

Meio Ambiente e Tecnologia
Drones e tecnologia Lidar mapeiam estabilidade das rochas na Cachoeira da Fumaça

A Nater Coop, maior cooperativa do Espírito Santo na área do agronegócio (agricultura e pecuária), está com inscrições abertas para o Programa Jovem Aprendiz 2026. Como parte da iniciativa, realizada pela cooperativa desde 2019 e que já abriu as portas para o mercado de trabalho para 13 jovens capixabas em anos distintos, os participantes aprendem sobre rotina profissional, sobre atividades práticas do setor e desenvolvem responsabilidade, comunicação e postura no ambiente de trabalho.
As vagas, um total de 15, são destinadas para os municípios de Santa Maria de Jetibá (10) e Nova Venécia (5) e, para participar, é preciso ter entre 14 e 17 anos e estar cursando o Ensino Fundamental ou Médio. Com recorde de procura, a edição deste ano já conta com quase 200 inscrições para Santa Maria e Nova Venécia.
Além da experiência e da oportunidade de emprego, na fase prática, a Nater Coop oferece aos aprendizes momentos de descontração com o Programa Acolher, “uma iniciativa voltada aos nossos empregados e cujo objetivo é falar sobre saúde mental no trabalho, futuro, objetivos pessoais, carreira e diversos outros temas que também são relevantes para os jovens que estão na faixa etária de 14 a 17 anos”, explica Marcelino Bellardt, CEO da Nater Coop.
Teoria e prática – Em um primeiro momento, os jovens têm aulas teóricas sobre conteúdos relacionados ao campo de aprendizagem nas instituições de ensino parceiras da iniciativa. Depois disso, participam da fase de aprendizado prático na própria Nater Coop, onde têm contato com a rotina de atividades da cooperativa. Todos os jovens que participam do Programa recebem bolsa-auxílio e seguro de vida.
No momento de onboarding – que é uma espécie de boas-vindas à cooperativa -, os aprendizes recebem um kit contendo camisa, mochila, garrafinha, caderno e caneta, preparado especialmente para recepcioná-los. Também como parte da iniciativa, assim que ingressam no Programa, os aprendizes passam a contar com um “padrinho” ou com uma “madrinha”, geralmente colaboradores mais experientes da Nater Coop, que ficam responsáveis por guiá-los durante todo o processo de aprendizagem na cooperativa.
Natural de Santa Maria de Jetibá, Jeferson Braun Herbst participou da primeira turma do Programa Jovem Aprendiz, neste que foi o seu primeiro emprego formal e, também, o seu primeiro contato com o mundo corporativo. “Foi uma experiência que agregou muito à minha carreira, tanto em perspectiva quanto em confiança na minha própria capacidade. Uma oportunidade importante para conhecer rotinas administrativas, fazer novas conexões e aprimorar meu senso de responsabilidade e de comprometimento. Após o término do programa, recebi a proposta para integrar o time de Marketing da Nater Coop como assistente administrativo, onde pude intensificar ainda mais as práticas e os fundamentos aprendidos durante o programa.
Hoje, cinco anos após a conclusão do Programa Jovem Aprendiz, Jeferson continua atuando no mesmo setor, agora como desiger gráfico, área na qual decidiu se aprofundar e se especializar. “Uma trajetória que só foi possível graças à oportunidade que me foi concedida pelo Programa Jovem Aprendiz”, relata.
Sobre a Nater Coop – Com 61 anos de atividades, a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Nater Coop) conta com mais de 25 mil cooperados, cerca de 1.240 colaboradores e se relaciona com cerca de 30 mil produtores rurais. A instituição tem 42 lojas de produtos agropecuários no Espírito Santo e em Minas Gerais, além de rede própria de postos de revenda de combustível e lojas de autoatendimento. Fazem parte da Nater Coop as marcas Veneza (alimentos), Rações Coope (Nutrição Animal), Liva (ovos) e Pronova (café). A cooperativa, com sede em Santa Maria de Jetibá, é a maior do Espírito Santo na área do agronegócio (agricultura e pecuária) e exporta para mais de 40 países.
Serviço
Programa Jovem Aprendiz Nater Coop 2026
Total de vagas: 15 (10 para Santa Maria de Jetibá e 5 para Nova Venécia)
Inscrições: até 22 de fevereiro (Santa Maria de Jetibá) e 15 de março (Nova Venécia)
Requisitos: ter entre 14 e 17 anos e estar cursando Ensino Fundamental ou Médio
Link para inscrições: Jovem Aprendiz Nater Coop 2026




