A primeira palestra foi ministrada pelo Dr. Alexandre Ruschi, presidente da Unimed Federação/ES, e mostrou às cooperativas do ES, de forma condensada, o caminho e a experiência que a Unimed Vitória teve e que ele participou ativamente ao longo de 20 anos, do movimento de construção do Planejamento Estratégico, dos objetivos alcançados, dos desafios que foram superados, das vitórias, das conquistas, enfim, da forma como esse Planejamento se tornou fundamental no dia a dia da cooperativa. “Esse é um caminho sem volta e as cooperativas devem estar alinhadas. E nada melhor que o exemplo de alguém do mesmo ramo que deu certo, uma cooperativa ”, afirmou o presidente.
Confira a apresentação do Dr. Alexandre na íntegra:
Já o segundo palestrante foi o professor da Fundação Dom Cabral e da USP, Antônio Lanzana, que tratou da situação econômica do Brasil olhando as tendências tanto do ponto de vista mundial, como do país e do ES, analisando a estratégia econômica do Gov. Temer. “Toda crise exige criatividade e associação é importante. Acho que o cooperativismo tem uma contribuição positiva para dar, embora não possamos negar que a situação do Brasil é delicada, mas essa forma de organização pode trocar experiências, informações, realizar operações conjuntas, dar crédito facilitado e desenvolver a situação econômica do Brasil ”, disse.
Confira a apresentação do Prof. Lanzana na íntegra:
A terceira foi Fabíola Grijó, superintendente de Estratégias, Pessoas e Governança Corporativa da Unimed Vitória, que disse que o grande benefício em você ter uma estruturação do Planejamento Estratégico, independente da metodologia utilizada, é trazer uma estruturação dos seus objetivos estratégicos, o que você quer alcançar, definir sua visão de futuro e mensurar com indicadores, estabelecendo metas e realizando acompanhamento. “A partir de então você tem um gerenciamento a partir de medição, que mostra se você está no caminho certo ou não. No caso da resposta ser não, é necessário fazer uma análise crítica e definir planos de ação ou melhorias para que se possa fazer uma reversão do indicador, que nós chamamos de correção de rumo e com isso estrutura o quão a sua cooperativa está aderente àquela meta estabelecida. O fundamental é acompanhar e ser sustentável ”, contou.
Confira a apresentação da superintendente na íntegra:
E a quarta e última palestrante foi Fátima Toledo, professora da Fundação Getúlio Vargas, que falou sobre indicadores, desenvolvimento, crescimento e de como você associa isso e cria valores se planejando para o futuro. “É importante, pois nesses momentos de crise, temos que pensar e ter uma meta para o futuro. É preciso visualizar como você que estar daqui 3, 4 ou até 10 anos. Onde seu negócio quer chegar? Qual o caminho para chegar até lá? E as pessoas avaliam que é uma questão de organização e definir prioridades. É fundamental estar preparado tanto para os momentos de crise como para os de crescimento, ou ficará fadado à estagnação. E não basta colocar metas, tem que realizar ”, concluiu ela.
Confira a apresentação da Prof. na íntegra:
Quem também esteve em parte do evento foi o Deputado Federal Evair de Melo, um grande entusiasta do cooperativismo e que compareceu para dar sua palavra sobre a importâ,ncia do cooperativismo agropecuário e de forma geral para a economia e para a sociedade do ES.
IAGC e PDGC
Logo após o término das palestras foi o momento de apresentação da Certificação de Regularidade Técnica &ndash, Ciclo 2016, que teve início com o gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Rayner Santos, que fez um breve histórico da Certificação, falou sobre os benefícios, a aceitação e as obrigações desse novo ciclo. O gerente Rayner também fez uma apresentação de como o ES está hoje, sobre o novo formato, explicou sobre a matriz de aplicação e suas premissas e finalizou falando sobre Governança. Ferramenta de aplicação e cronograma também foram citados em sua apresentação.
Segundo o gerente, o Programa possui uma nova roupagem a partir desse ano. “”As mudanças realizadas visam melhorar o processo de avaliação das cooperativas com a finalidade de incentivar a sua autogestão e promover sua sustentabilidade””, pontuou.
Em seguida a turma foi dividida em dois grupos, conforme já citado, a turma do PDGC foi instruída pelos analistas Theresa Raquel e Gustavo Bernardes, e do IAGC pelos analistas David Duarte e Victor Lima. Eles falaram detalhadamente sobre cada programa e sobre a importâ,ncia da participação das cooperativas neles.
Para a superintendente do Sicoob/ES, Sra. Sandra Helena Rosa Kwak, o evento foi muito rico ao combinar de forma harmoniosa as práticas exitosas da Unimed Vitoria e as orientações e fundamentos conceituais de estratégia repassados pelos professores das duas renomadas instituições de ensino -FDC e FGV. “Ficou claro que as cooperativas, como qualquer empresa, que deseja elevar o padrão da sua gestão, perenizando a cooperativa para um futuro sustentável, deve se apropriar dos modelos de gestão referendados existentes como o BSC, MEG, etc. E o PDGC traz a possibilidade dessa adoção em todas as cooperativas que compõe o Sistema OCB-SESCOOP/ES ”, afirmou ela.
Ainda segundo a superintendente, os palestrantes enfatizaram que a implantação de qualquer instrumento de melhoria, principalmente de gestão, requer muita disciplina e constante analise do mercado. Sendo que um ponto que ficou destacado é que para se ter sucesso na governabilidade de uma cooperativa, é imprescindível o engajamento da alta direção e um processo estruturado de comunicação transparente e participativo com todos os níveis da cooperativa. “Parabenizo o Sistema pela realização desse evento! E espero que a adoção com mais propriedade do PDGC engrandeça as cooperativas do ES ”, enfatizou.
Já para Nilton Monteiro de Assis, gerente da Cooperáguia, a realização desse evento foi muito importante para reforçar a participação na Certificação de Regularidade Técnica como ferramenta para melhoria da qualidade da gestão das nossas cooperativas e consequentemente a sustentabilidade do sistema, e que todas as cooperativas devem participar. “Parabéns a OCB-SESCOOP/ES pela iniciativa, organização e escolha dos palestrantes ”, disse.