Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Pelo segundo ano consecutivo, o laboratório recebeu nota A no Programa Interlaboratorial de Análise de Tecido Vegetal (PIATV) do Departamento de Ciência do Solo – ESALQ/USP. O resultado renova o direito de uso do selo de qualidade do programa em 2023 e assegura confiabilidade nos resultados das análises foliares.
O programa tem o objetivo de melhorar as metodologias aplicadas e proporcionar um diferencial de mercado aos participantes, além de estimular a manutenção da qualidade das análises de tecidos vegetais, importantes aliadas dos produtores.
Sobre esse aspecto, o Engenheiro agrônomo da Cooabriel, Henrique Capucho, explica que “a análise foliar consiste em analisar quimicamente uma amostra de folhas representativas de uma lavoura ou talhão. Através das informações dessa análise é possível realizar ajustes nas adubações, melhorando o equilíbrio dos nutrientes na planta e a sustentabilidade do sistema produtivo. A análise foliar deve ser sempre considerada como uma prática complementar à análise de solo.”
O laboratório da cooperativa renovou também o credenciamento para o selo de qualidade PROFERT – MG (Programa de Proficiência em Análise de Solo), que é desenvolvido pelo Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. O selo assegura a qualidade dos resultados de amostras referentes a macro e micronutrientes, matéria orgânica e textura do solo.
O Laboratório aderiu aos programas em 1996 e desde então tem trabalhado para obter os melhores resultados e manter-se certificado. Segundo Marciano Francisco da Silva, que é o gerente do laboratório, o empenho busca garantir a excelência dos serviços prestados, visto que as análises são de extrema importância para a tomada de decisão a respeito do uso dos insumos nas propriedades. “Há uma preocupação constante de que o laboratório esteja bem-conceituado juntos aos programas de qualidade, para que cooperados e clientes tenham confiança nos resultados obtidos em suas amostras”, afirma.
O laboratório da Cooabriel
Com 26 anos de serviços prestados e reconhecido nacionalmente por órgãos de controle de qualidade, o Laboratório realiza diversos tipos de análise e que são fundamentais para que o produtor compreenda quais as necessidades e deficiências em suas áreas de cultivo e possa agir de forma corretiva ou preventiva, obtendo ganhos como a utilização de insumos de forma eficiente e melhorando a produtividade.
O gerente corporativo de agropecuária, José Roberto Gonçalves, ressalta que “o laboratório de análises da Cooabriel oferece serviços de excelência com o intuito de fomentar as boas práticas agrícolas. E como forma de garantir a confiabilidade das informações nos resultados das análises, o laboratório da cooperativa periodicamente passa por auditorias internas e verificações qualitativas dos seus processos. No entanto, cabe ressaltar que a amostragem representativa, o preparo e o envio correto das amostras para o laboratório são de responsabilidade do produtor e são fundamentais para que se obtenha resultados mais precisos”, concluiu.
Atendendo a cooperados e não cooperados, o Laboratório presta os seguintes serviços:
-Análise química de tecido vegetal – Fornece informações relevantes sobre o estado nutricional dos macronutrientes presentes como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre e dos micronutrientes, como boro, cobre, ferro, manganês e zinco.
-Análise de água para irrigação – Verifica informações sobre os nutrientes que a própria água fornece, como índices de alcalinidade, pH, teores de cálcio, sódio, magnésio, dentre outros elementos.
-Análise de fertilizante orgânico – Determina macronutrientes e micronutrientes presentes nas amostras, além de outros fatores como pH, umidade, matéria orgânica.
-Análise física de solo- Avalia a textura do solo, considerando a presença de partículas sólidas como silte, areia e argila.
-Análise química de solo- Verifica a fertilidade a partir da quantificação de nutrientes presentes no solo amostrado, mensurando valores indicativos de saturação, acidez, nutrientes e outros.




