pube
Cooperativismo

Jovens rurais recebem capacitação de cooperativas e planejam futuro na cultura cafeeira

por Assessoria de Imprensa

em 22/02/2019 às 19h17

2 min de leitura

Jovens rurais recebem capacitação de cooperativas e planejam futuro na cultura cafeeira

Foto: Divulgação

As cooperativas Coocafé e Sicoob Credicaf, com sede em Lajinha (MG), confiam no futuro da agricultura e pecuária geridas por jovens produtores. Prova disso são os investimentos feitos através de várias ações e projetos.

Realizado durante três meses e dividido em quatro módulos, o 1º Ciclo de Capacitação de Jovens Produtores Rurais instruiu cerca de 15 filhos e netos de cooperados. São jovens com foco no futuro e no desejo de contribuir para o crescimento da sucessão da agricultura familiar.

No último dia 20, os jovens receberam oficialmente o certificado da capacitação e foram recepcionados pelos professores do curso e diretores da Coocafé.

pube

O diretor presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira, pontuou sobre a importância de ações desse cunho, onde o vínculo entre cooperado e cooperativa se torna ainda mais forte. Ele parabenizou os participantes pela conclusão de mais uma etapa rumo ao futuro da sucessão.

Marisa Aparecida, filha e neta de cooperados e também integrante do núcleo de jovens da Coocafé, destacou a satisfação em participar desse curso e aprender ainda mais para contribuir com o crescimento da agricultura e poder ajudar seus pais em sua propriedade.

Conteúdo

O objetivo do Ciclo é preparar os jovens para que eles se tornem excelentes profissionais e gestores de suas propriedades. Para isso, o Sicoob Credicaf, através do colaborador Juliano Afonso, também aplicou aos participantes métodos para a educação financeira.

Como a cultura predominante na região onde moram é o café, o diretor de Produção e Comercialização e engenheiro agrônomo da Coocafé, Pedro Araújo, apresentou técnicas e práticas cafeeiras, programa de poda, colheita e formação de lavouras de cafés.

O planejamento das cooperativas é que eles estejam sempre um passo à frente quando o assunto é educação e disseminação de conhecimento, como regem os princípios cooperativistas 5º, 6º e 7º – Educação, formação e informação, Intercooperação e Interesse pela comunidade, respectivamente. Para esse ano de 2019, outros dois ciclos de capacitação estão programados, um em Minas Gerais (Durandé) e outro no Espírito Santo (Brejetuba).

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!