Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

Mais infraestrutura para o campo. O Governo do Estado do Espírito Santo por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), entregou, nesse sábado (25), um secador de café e um galpão para Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do ES (Cafesul), no munícipio de Muqui. Os investimentos alcançaram mais de R$ 500 mil e vão otimizar o trabalho realizado na cooperativa.
A cooperativa Cafesul completa 25 anos de trajetória e reúne pequenos produtores de sete municípios da região Sul do Estado para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua. Os equipamentos agrícolas adquiridos com recursos do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), o secador de café e o galpão irão contemplar um grupo de 30 mulheres que formam o grupo Póde Mulheres. O grupo foi criado para agregar valor aos cafés produzidos pelas mulheres da região.
“A Cafesul tem um papel importante em relação ao desenvolvimento dos pequenos produtores da região Sul e essa entrega é essencial para o desenvolvimento das cafeicultoras da região, agregando valor à produção com uma iguaria cada vez mais valorizada mundialmente: o café especial”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
O café produzido pelo Póde Mulheres traz um aroma delicado, corpo cremoso e finalização prolongada, proporcionando uma experiência única ao saborear o conilon especial. Sabor e alta qualidade de um café produzido exclusivamente por mulheres.
Póde Mulheres
A iniciativa partiu da Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul), e conta com atuação direta do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Desde que foi criado, o Póde Mulheres mudou a rotina de produção e a vida de muitas famílias de Muqui e municípios vizinhos.
Na embalagem, o Póde Mulheres traz café 100% conilon, 100% capixaba, 100% feito por mulheres. Até aí, um café como muitos. O diferencial está na delicadeza que elas depositam nos tratos culturais, na colheita e na pós-colheita. Das mãos delicadas das mulheres sai um dos produtos mais nobres da cafeicultura de Muqui.
Além do aroma e sabor, outro aspecto que chama a atenção é uma das embalagens do Pó de Mulheres. O produto é apresentado torrado e moído numa espécie de sachê, um mini filtro de café pronto para coar e servir a dose individual.




