pube
Cooperativismo

Fitch eleva Rating Nacional de Longo Prazo das coops do Sicoob ES

por Assessoria de Comunicação OCB/ES

em 30/08/2023 às 16h01

7 min de leitura

Fitch eleva Rating Nacional de Longo Prazo das coops do Sicoob ES

A Fitch Ratings elevou, na última terça-feira (29), o Rating Nacional de Longo Prazo da Cooperativa Central de Crédito do Espírito Santo (Sicoob Central ES) e das seis coops singulares do Sistema de Cooperativas de Crédito do Espírito Santo (Sicoob ES) para perspectiva estável.

As cooperativas singulares afetadas por esta ação de rating são:

— Cooperativa de Crédito Sul do Espírito Santo – Sicoob Sul;

— Cooperativa de Crédito Conexão – Sicoob Conexão;

— Cooperativa de Crédito Coopermais – Sicoob Coopermais;

pube

— Cooperativa de Crédito Sul-Litorânea do Espírito Santo – Sicoob Sul-Litorâneo;

— Cooperativa de Crédito Sul-Serrana do Espírito Santo – Sicoob Sul-Serrano;

— Cooperativa de Crédito Credirochas – Sicoob Credirochas.

A elevação dos ratings reflete a resiliência dos indicadores financeiros das cooperativas e seus altos índices de rentabilidade e capitalização, que se mantêm robustos e acima dos de seus pares, apesar do forte crescimento dos ativos e dos elevados investimentos realizados. As classificações contemplam, ainda, o sucesso do plano de expansão geográfica das instituições, com potencial para lhes garantir receitas, clientes e setores mais diversificados a médio prazo.

PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DO RATING

Ratings Afirmados: Os ratings nacionais do Sicoob Central ES e das seis cooperativas singulares são embasados pelo balanço combinado do Sistema Sicoob ES, que apresenta boa diversificação de clientes e setores e oferece ampla gama de produtos de crédito e serviços a seus cooperados. A Fitch destaca também os benefícios do perfil de negócios e do perfil de risco das cooperativas avaliadas, que advêm de sua integração com o Sistema de Cooperativas do Brasil (Sicoob), um dos maiores sistemas cooperativos do país.

Análise Combinada: O Sicoob ES não é uma entidade legal, mas um grupo de cooperativas cuja situação econômico-financeira é refletida em seu balanço combinado, que é auditado e público. A Fitch iguala os ratings da central aos das singulares e considera o forte vínculo existente entre elas. As cooperativas singulares associadas à Sicoob Central ES contam com mecanismos de suporte entre si que atendem os critérios de suporte mútuo descritos na Metodologia de Rating de Bancos.

Suporte Mútuo: O mecanismo de garantias prevê solidariedade entre as cooperativas para cumprimento de obrigações de liquidez e eventuais perdas de crédito do sistema. Segundo o estatuto do grupo, as obrigações de cada cooperativa vão até o valor total dos respectivos patrimônios – ou seja, as perdas são limitadas pelos patrimônios de cada participante. O Sistema Sicoob ES também possui um fundo de reserva próprio que garante um colchão adicional de liquidez para as cooperativas em períodos de estresse. Estes fatores reforçam a importância da visão combinada do Sistema Sicoob ES e contam positivamente na comparação com outros sistemas de cooperativas regionais.

Expansão de Atividades: Em junho de 2023, o Sicoob ES contava com mais de 672 mil cooperados e 182 pontos de atendimento, distribuídos entre os estados do Espírito Santo (131), do Rio de Janeiro (44), da Bahia (seis) e, mais recentemente, de São Paulo, onde inaugurou uma agência em São José dos Campos. O sistema mantém sua estratégia de expansão – sua carteira de crédito cresceu expressivos 27,2% no período de 12 meses encerrado em junho de 2023. Esta alta foi sustentada por um aumento de 32,5% de depósitos no mesmo período.

Cooperativa Central Atuante: A avaliação da Fitch considera que o Sicoob Central ES é fundamental para as cooperativas em termos de supervisão e centralização de processos e áreas. Esta estratégia reduz custos individuais e proporciona às instituições maior padronização e eficiência operacional, o que se reflete em adequada fungibilidade de liquidez e capital entre os membros do sistema.

Inadimplência Controlada: A qualidade dos ativos do Sicoob ES é estável, apesar dos índices de créditos duvidosos acima da média de seus pares. Ao final de 2022, os créditos classificados entre ‘D-H’ eram 15,9% do total (17,2% em 2021). As políticas internas das cooperativas associadas ao Sicoob ES determinam revisões periódicas de carteiras, de forma conservadora, principalmente nas exposições mais relevantes – o que tem aumentado as provisões requeridas. Em junho de 2023, os créditos em atraso acima de noventa dias correspondiam a baixo 1,9% do total (1,6% em junho de 2022). Para a Fitch, a qualidade de ativos do Sicoob ES deve continuar sob controle nos próximos períodos.

Alta Rentabilidade: O Sicoob ES apresenta rentabilidade acima da média de outras cooperativas. Em junho deste ano, o índice resultado operacional/ativos ponderados pelo risco anualizado atingiu elevados 6,9%, frente a 6,8% em 2022 e à média de 5,9% dos últimos quatro anos. Os resultados têm se beneficiado do crescimento dos volumes originados e dos bons índices de eficiência (despesas fixas/receita bruta de 28,1%), combinados às adequadas gestão e precificação de sua tesouraria e dos produtos de crédito, que têm trazido ganhos mesmo em um cenário de juros elevados. O Sicoob ES possui boa penetração de produtos por cliente, refletindo-se no crescimento das receitas de serviço, de 26,6% no período de 12 meses encerrado em junho de 2023. Para a Fitch, a rentabilidade deve se manter alinhada à média atual, nos próximos períodos.

Forte Capitalização: Sistemas cooperativos não apuram indicadores de capitalização regulatórios, sendo obrigatória apenas a apuração individual das singulares e das centrais que deles fazem parte. Entretanto, o índice de capital principal combinado gerencial do sistema se manteve relativamente estável em junho de 2023, em 23,8% (25,1% ao final de 2022). Os índices regulatórios das cooperativas singulares permaneceram confortáveis e acima da média de seus pares (Sicoob Central, 12,7%; Sicoob Sul, 31,5%; Sicoob Conexão, 28,7%; Sicoob Sul-Serrano, 27,8%; Sicoob Sul Litorâneo, 24,8%; Sicoob Coopermais, 22,4%; e Sicoob Credirochas, 18,7%), apesar do forte crescimento das operações de crédito em 2023. Para a Fitch, a expansão do portfólio pode trazer pressões sobre o capital do Sistema Sicoob ES, que, no entanto, deve se manter adequado ao rating, com capital principal próximo de 20% nos próximos dois anos.

Plano de Continuidade: Para a Fitch, a atual posição de capital das cooperativas avaliadas lhes permite absorver eventuais choques e manter os planos estratégicos de crescimento nos próximos anos. Além disso, a atual distribuição de sobras, definida em estatuto, destina ao menos 55% delas aos fundos de reserva, o que dá maior robustez e previsibilidade ao capital das cooperativas e do sistema a longo prazo, reduzindo também os riscos associados às saídas de capital de cooperados.

Captação Adequada e Boa Liquidez: A estrutura de captação das cooperativas do Sicoob ES se manteve adequada, com depósitos pulverizados por clientes e produtos de baixo custo. Em junho de 2023, a liquidez do Sistema era bastante confortável, apresentando BRL7,2 bilhões de ativos líquidos geridos pela Sicoob Central ES por meio da centralização, com grande parte dos recursos aplicados em grandes bancos, títulos públicos e fundos e/ou com liquidez no curto prazo. Para a Fitch, captação e liquidez devem se manter estáveis no médio prazo.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!