Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

No dia 1º de julho, a Coocafé completou 45 anos de história no cooperativismo. Durante as comemorações, houve o lançamento nas mídias sociais do PodCast Conexão Coocafé, com um bate-papo com os dirigentes da cooperativa, e a abertura da exposição ‘Memória Cococafé – 45 anos’. A exposição está montada no auditório da Central Coocafé, no Córrego do Areado, em Lajinha, e está aberta para visitação.
A estrutura da exposição foi preparada com andaimes de construção, no formato de uma ‘trilha histórica’. O visitante confere uma ‘linha do tempo’ com fatos marcantes na história da cooperativa. Fundada em 1979, em Lajinha, com o propósito de fortalecer a cafeicultura regional, a Coocafé foi pioneira no serviço de prova de cafés e suporte a busca pela qualidade dos grãos. Desde 1986, produtores cooperados recebem assistência técnica para melhorar a proteção e o desempenho das lavouras.

A história da cooperativa sempre esteve conectada ao desenvolvimento econômico e social das regiões cafeeiras das Matas de Minas e Montanhas do Espírito Santo. Dentro da cooperativa, em 1988, surgiu a Credicaf que trouxe para as famílias rurais maior acesso ao crédito para investimentos em insumos agrícolas. Anos mais tarde, a cooperativa de crédito se transformou no Sicoob Credicaf. Em 1998, foi criada a Cooperativa Cultural e Educacional da Região de Lajinha. A Coopcel elevou a qualidade do ensino, aumentando o acesso à educação.
Informações sobre esses e outros acontecimentos de destaque na trajetória da Coocafé podem ser conferidos na exposição comemorativa até o dia 26 de julho. A visitação está aberta as segundas, quartas e sextas-feiras, de 14h às 16h. Visitas de grupos podem ser agendadas pelo telefone 0800 827 8000.





