Cooperativismo e economia circular têm tudo a ver
por Assessoria de Comunicação OCB/ES
em 14/07/2023 às 14h17
2 min de leitura
Tanto a economia circular quanto o cooperativismo têm o compromisso com o futuro das pessoas e do planeta, pautando suas decisões pela ética e pela sustentabilidade. Mas antes de mostrar as semelhanças existentes dessas duas formas de pensar a economia, é importante alinhar nosso entendimento sobre o que é a economia circular.
Uma maneira bem fácil de explicar esse conceito é pensando no ciclo de vida de quase todos os produtos que consumimos. Eles têm começo, meio e fim, que poderiam ser dispostos em uma linha reta.
Veja o caso do cafezinho-nosso-de-cada-dia. Tudo começa no plantio do pé de café, que precisa ser cuidado pelo cafeicultor com cuidado para não ser destruído por pragas, intempéries ou falta de água. Depois de colhido, seco, torrado e selecionado, ele é enviado para indústria, onde é processado, embalado e enviado às gôndolas dos supermercados. Nós, consumidores, levamos o produto para casa, nos deliciamos com ele e, depois, jogamos a embalagem no lixo — aumentando a quantidade de resíduos sólidos no planeta. Essa linha se repete para cada produto que adquirimos; e essa produção exige a exploração constante de recursos em um processo que está esgotando o planeta.
De acordo com um estudo da WWF, se mantivermos o padrão atual de consumo, a humanidade precisará de mais de dois planetas Terra em 2050, porque não há terras e águas produtivas suficientes para acompanhar o ritmo de exploração atual. O problema é que não há, pelo menos por enquanto, outro planeta disponível. A única solução possível é mudar urgentemente a forma de produzir e consumir.
Mais Conexão Safra
E o cooperativismo, modelo de negócio alinhado ao conceito ESG, pode contribuir com a redução de resíduos. Clique aqui para conferir o artigo completo sobre o tema.