Mais lidas 🔥

Pesca artesanal
Pesca com traineiras é proibida no ES após aprovação de lei

Economia e sustentabilidade
Economia circular: pesquisa transforma resíduos de inhame e gengibre em papel e bioplástico

Modelos climáticos
La Niña deve perder força nos próximos meses e terminar no fim do verão

Modelos climáticos
Próximo El Niño deve ser formar em 2026

Mercado de café
Exportações de café caem em volume, mas receita cresce na safra 2025/26

Cooperar é transformar histórias! E isso o coop capixaba faz muito bem. No último ano, as cooperativas do Espírito Santo desenvolveram 159 ações sociais relacionadas ao Dia de Cooperar (Dia C), um aumento em relação a 2021. Mais de 44 mil pessoas foram beneficiadas diretamente pelas ações e projetos promovidos.
O movimento cooperativista também está sempre atento às principais demandas do mundo atual. Por isso, as ações do Dia C, sejam elas pontuais ou contínuas, sempre estão conectadas a um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em consonância com a Agenda 2030.
Das 159 ações realizadas pelas cooperativas do Espírito Santo no último ano, 25 foram relacionadas ao ODS 1, o de Erradicação da Pobreza. Isso equivale a 15,72% das iniciativas. O objetivo do ODS é eliminar a pobreza em todas as suas formas e lugares. Afinal, pesquisas mostram que a problemática ainda é presente na sociedade atual.
O relatório do Índice Global de Pobreza Multidimensional (MPI) publicado em 2022 indicou que 1,2 bilhão de pessoas, em 111 países em desenvolvimento, vivem em pobreza multidimensional aguda. Isso mesmo antes de levar em consideração a crise gerada pela pandemia de Covid-19.
Sendo assim, urge a necessidade de promover e disseminar iniciativas que visem reverter essa situação, e as cooperativas têm contemplado a demanda em suas iniciativas de responsabilidade social.




