Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

Tecnologia que alavanca o campo
Irrigação por gotejamento transforma manejo e aumenta eficiência no campo

Modelos climáticos
La Niña deve perder força nos próximos meses e terminar no fim do verão

Modelos climáticos
Próximo El Niño deve ser formar em 2026

A Comissão de Cooperativismo da Assembleia Legislativa (Ales) realizou reunião virtual nesta terça-feira (22) com o objetivo de apresentar um resumo da história e dos serviços hoje oferecidos pelo Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob). Presente em 2.070 municípios brasileiros e nos 27 entes federativos, o Sicoob conta hoje com mais de seis milhões de cooperados no país.
A presidente da diretoria executiva da cooperativa, Roberta Cristina Bispo de Carvalho, destacou que a cooperativa foi pioneira na portabilidade financeira, firmando em 2002 um convênio com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), colocando-se como uma opção para o pagamento dos vencimentos dos funcionários do Judiciário capixaba. O mesmo ocorreu na Ales, a partir de 2009. “Isso foi inédito, foi um marco pra gente e serviu de referência para outras instituições no Brasil”, afirmou.
O superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/ES), Carlos André de Oliveira, ressaltou a importância do cooperativismo no país, e apontou o Sicoob como um modelo eficiente de gestão. “É uma cooperativa que hoje atua livremente em todo lugar do Brasil, inclusive no Espírito Santo, com empreendedores, produtos, soluções. É uma cooperativa forte, organizada, que a OCB assina embaixo”, avaliou.
A reunião foi proposta e conduzida pelo presidente do colegiado, deputado Pr. Marcos Mansur (PSDB). O parlamentar incentivou a abertura de novas frentes de cooperativismo no Estado. “Isso mostra a flexibilidade do cooperativismo, mostrando que ele pode estar presente em todos os setores. Isso mostra a importância e a pujança do cooperativismo, mostra que vale a pena”, disse.




