Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Atenta às demandas do mercado, a Cooabriel tem atuado junto aos cooperados, incentivando e fomentando as melhores práticas na busca por produtividade aliada à qualidade. Dentre as ações realizadas está o Programa Conilon Eficiente.
Oferecendo consultoria técnica e gerencial de forma dinâmica e permanente, o projeto atua de forma a auxiliar no planejamento e gestão de custos das propriedades, através de visitas periódicas de acompanhamento e de análise de dados, além da realização de reuniões técnicas, treinamentos e palestras.
Atualmente, a iniciativa conta com 99 cooperados assistidos, divididos em 4 grupos, em um total de 111 propriedades atendidas e que estão espalhadas nos municípios de Águia Branca, Boa Esperança, Ecoporanga, Jaguaré, Nova Venécia, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, Vila Pavão, Vila Valério e Pedro Canário.
Para apresentar um balanço dos resultados alcançados e avaliar o trabalho realizado durante o ano, a Cooabriel promoveu dois eventos, que tiveram como tema ‘A importância da gestão nas propriedades agrícolas’. Em ambos, a pauta apresentou os indicadores econômicos da safra 2021/2022 e discutiu possíveis formas de alcançar produtividade e eficiência nas propriedades, analisando as melhores práticas para alcançar esses fatores.
Em São Gabriel da Palha, o encontro aconteceu no dia 06 de dezembro, na área de eventos da Cooabriel, ao lado do armazém sede e reuniu cerca de 30 pessoas, entre produtores e equipe técnica. Já em Nova Venécia, o encontro aconteceu no dia seguinte, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e reuniu cerca de 30 pessoas.
Participando do encontro em São Gabriel da Palha, Jonathan Rondelli, que é diretor secretário da Cooabriel e também integra um dos grupos de produtores, fez uma breve fala a respeito da importância de buscar se adequar às exigências do mercado.
“Como produtores temos prazer em produzir, mas precisamos estar atentos à qualidade e a princípios como sustentabilidade e rastreabilidade, que são fundamentais no acesso aos mercados internacionais. O café conilon vive um momento positivo e tem provado que dá bebida. É preciso trabalhar para buscar novos mercados e a Cooabriel tem feito esse papel,” disse.
A cooperada Fabíola Colombi, de São Gabriel da Palha, faz parte do programa e fala do diferencial que ele oferece aos produtores. “O Conilon Eficiente é um programa de extrema importância para o produtor. Com ele conseguimos gerir a propriedade de maneira eficiente e completa, desde o planejamento, a produção e a venda do nosso produto. Conseguimos conhecer e administrar os custos de produção, o que influencia na nossa margem de lucro final. Através do Conilon Eficiente passamos a administrar a propriedade rural como uma empresa, tanto no aspecto produtivo e financeiro, mas também levando em consideração os fatores ambiental e social”, comentou Fabíola.
Roberto Passon Casagrande, que é engenheiro agrônomo e consultor técnico no Projeto há 17 anos, afirma que o programa tem buscado continuamente a implantação de novas tecnologias e alternativas para o campo. Segundo ele “é fundamental que cada produtor se organize e tenha as informações sobre seus custos em mãos para que possa realizar os ajustes que forem necessários.”
Roberto recordou que 7 entre os 10 finalistas do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel 2022 pertencem ao programa, o que demonstra empenho na busca constante por qualidade. “Parabenizamos aos produtores que estão buscando melhorias não apenas para suas propriedades, mas para o conjunto de produtores cooperados como um todo”, completou.




