Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Atenta ao potencial do mercado asiático, a Cooabriel foi representada na SIAL China 2024, considerada a maior feira de alimentos e bebidas da Ásia. Com mais de 20 anos de tradição e reunindo grandes players mundiais, o evento aconteceu em Xangai, entre os dias 28 e 30 de maio.
Representante da cooperativa no evento, a gerente de exportação e sustentabilidade da Cooabriel, Renata Vaz, explica que a presença na feira faz parte da estratégia de desenvolvimento e abertura de novas frentes de mercado. “Anualmente o plano de desenvolvimento de mercados internacionais é discutido pela cooperativa, assim como é analisada a possibilidade de participação em eventos estratégicos”.
Vaz considera que o cenário internacional atravessa um momento de mudanças, o que tem proporcionado novas oportunidades para o conilon brasileiro. Estar neste ambiente contribui para analisar os hábitos e interesses da cadeia, tanto da indústria quanto dos consumidores finais.
“Além da oportunidade de conhecer de perto os mais importantes mercados consumidores, essas ações contribuem para mensurar o interesse do público internacional pelo café conilon, que passa por uma crescente significativa”, finaliza.
A participação da cooperativa na feira foi apoiada pelo AgroBR e ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer laços e potencializar novos negócios.
Além de a China ser reconhecida como um dos principais destinos de exportação para o Agro brasileiro, os chineses estão entre os maiores consumidores de café do mundo. Para o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, a participação no evento reforça o trabalho de divulgação do conilon no exterior que vem sendo desenvolvido, além de criar oportunidades para que a cooperativa firme sua presença no mercado asiático.
“O movimento favorável de exportações comprova que há um interesse crescente do mercado externo pelo café conilon. A participação em eventos internacionais é vista como uma forma de ressaltar o potencial que esse café possui, além de criar oportunidades para apresentar o trabalho desenvolvido pela cooperativa. Outro aspecto que torna esse trabalho de divulgação internacional um diferencial, é sua contribuição para desmistificar conceitos sobre a cafeicultura brasileira, que vem demonstrando práticas cada vez mais sustentáveis em sua produção”, confirma Bastianello.




