Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Cinco profissionais da Cooabriel participaram, na última semana, da primeira fase de um treinamento para certificação em degustação e classificação em R-Grader. A cooperativa já possui dois profissionais certificados e pretende chegar a sete em 2022.
Um avaliador Robusta é um profissional de degustação e classificação de cafés que recebe uma certificação mundial ligada ao Instituto de Qualidade do Café (Coffee Quality Institute – CQI). Este órgão, cuja sede está nos Estados Unidos, trabalha em prol de uma melhor qualidade cafeeira mundial por meio de treinamentos e exames práticos que permitem o desenvolvimento de competências para a análise sensorial, além da habilidade em avaliar os defeitos da bebida.
Ao final do curso, os alunos realizam uma série de exames necessários para a obtenção da licença “R-Grader”. O foco de atuação do R-Grader é o comércio de cafés com qualidade certificada e o profissional com a certificação torna-se apto a avaliar a diferença de cafés de várias origens.
A Cooabriel tanto implementa quanto apoia iniciativas a respeito da melhoria dos cafés sendo uma das apoiadoras do Programa de Capacitação e Certificação R-Grader Cooffe Coop, que está sendo realizado pelo Sistema OCB-ES e Sebrae-ES, em Venda Nova do Imigrante (ES), e compreende duas fases: a primeira de 16 a 19 de agosto e a segunda de 29 a 3 de setembro.
Na primeira fase ocorre a Capacitação Q Robusta Training– Cafeotech Treinamento E Educação – uma metodologia de avaliação utilizada por R-Graders da Coffee Quality Institute (CQI) servindo também de preparação para os exames de certificação da entidade. Esta fase é ministrada por Ensei Neto.
A segunda etapa, a capacitação trata de Q.Robusta Como Training end Exam Course. Essa fase será conduzida pela Associação Brasileira de Cafés Especiais(BSCA), com Joel Shuler e contará com treinamento teórico e prático e exames de certificação para a obtenção de licença Q-Robusta Grader do CQI.
O gerente de armazéns da unidade de Jaguaré-ES, Bruno Soares é um dos participantes e destaca que o treinamento traz muito aprendizado. “Conhecemos mais sobre o produto, fora o compartilhamento de informações, que tem sido muito importante. Trocamos muitas informações e isso é muito valioso. Conhecemos os gostos, as nuances do café, uma preparação que vai de encontro ao que utilizaremos na próxima etapa do treinamento”, disse.
O gerente corporativo de armazéns da Cooabriel e R-Grader da cooperativa, José Carlos de Azevedo, destaca a importância de ampliar a capacitação para mais colaboradores. “Há uma demanda muito grande no mercado para um padrão de bebida do café conilon, especialmente por grandes indústrias. O objetivo é criar esse conceito com uma bebida limpa, sem gosto de fumaça ou química. Com mais pessoas capacitadas poderemos atender melhor o mercado e orientar o produtor de forma ainda mais eficiente”, ressaltou.
Participam colaboradores de quatro unidades da Cooabriel: Silviele Aparecida Pessin (São Gabriel da Palha-ES), Nadia Souza Zanon (Boa Esperança-ES),Yorrah Amorim Silva Pereira (Águia Branca-ES), Bruno Henrique Soares e Anderson Simões.




