Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Uma comitiva de 32 pessoas partiu do Amazonas rumo ao Espírito Santo e chegou à capital Vitória na segunda-feira (21), com o intuito de conhecer cases e boas práticas do cooperativismo capixaba. O grupo foi formado por 26 cooperadas de oito cooperativas de agricultura familiar do Amazonas, dois representantes do Sebrae/AM, além do presidente, da superintendente e de dois colaboradores do Sistema OCB/AM.
As mulheres que vieram ao estado integram o comitê Elas pelo Coop do Sistema OCB/AM. A visita faz parte de um projeto do comitê que busca capacitar e fortalecer o protagonismo feminino nas cooperativas de agricultura familiar do Amazonas, por meio do desenvolvimento de novos negócios.
No dia seguinte à chegada em Vitória, o grupo se deslocou para o município de Domingos Martins, mais especificamente para o distrito de Ponto Alto, onde opera a cooperativa de empreendedores rurais Coopram. A comitiva foi recebida pelo presidente da coop, Darli Schaefer, e parte de sua equipe, que apresentaram a história e o funcionamento do negócio.
Ainda na tarde do dia 22/10, a comitiva seguiu viagem até o município de Muqui, cidade onde fica a cooperativa de cafeicultores Cafesul. A visita a esse empreendimento ocorreu no dia 23/10, com uma programação que se estendeu da manhã à tarde. Por lá, o Póde Mulheres, grupo de cafeicultoras da coop, foi o grande atrativo. Por isso, houve visitas a propriedades de algumas produtoras.
A comitiva voltou para Vitória nesta quinta-feira (24/10) e, durante a manhã, esteve na sede do Sistema OCB/ES para conhecer o espaço, a equipe e a dinâmica de trabalho da organização estadual. A instituição também acompanhou o itinerário do grupo pelo interior do Espírito Santo, representada pela sua analista de Desenvolvimento Humano Bianca Rocha e pelos analistas de Desenvolvimento Cooperativista Caroline Zanetti e Vinícius Schiavo.
Antes de embarcarem nesse intercâmbio, as cooperadas do Amazonas realizaram uma série de cursos e formações, e as visitas à Coopram e à Cafesul constituíram uma das fases finais do projeto do Elas pelo Coop do Sistema OCB/AM. Na última etapa, cada cooperativa amazonense que participou da experiência terá o desafio de desenvolver um novo produto.
“Ficamos muito honrados em receber e acompanhar as visitas técnicas dessa comitiva. Esperamos que as mulheres tenham apreciado a imersão e que elas possam utilizar a seu favor os conhecimentos que adquiriram, adaptando os processos e boas práticas das cooperativas capixabas à realidade do cooperativismo no Amazonas”, destaca o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira.
Bianca Rocha, que acompanhou todas as visitas, enaltece o empenho das cooperadas em sair do extremo Norte do país em busca de inspirações na agricultura familiar capixaba. “Soubemos que elas se dedicaram muito a esse projeto e ficaram empolgadas com a oportunidade de conhecer as iniciativas das cooperativas do nosso estado. Foi uma alegria presenciar o encantamento que essas mulheres demonstraram durante as visitas”, afirma.




