Circuito Fábrica de Rações é novidade na Feira da Coopeavi

Em estande inédito, público pode conhecer processo de fabricação, qualidade e logística da cooperativa

A 7ª Semana Tecnológica do Agronegócio (Feira da Coopeavi) começou ontem e e vai até sábado (18), no Parque de Exposições de Santa Teresa. E pela primeira vez as fábricas de rações da Cooperativa Agropecuária Centro-Serrana contam com um estande no evento. No local, o público pode conhecer o processo de fabricação, qualidade e logística do suplemento produzido pela cooperativa.


O Circuito Fábrica de Rações foi montado no pavilhão da Feira e possui painéis explicativos, display para fotos e um jogo interativo. Com controle remoto, réplicas de empilhadeiras e carretas simulam o transporte de ração no pátio das fábricas de Santa Maria de Jetibá e Baixo Guandu. No estande, o visitante concorre também a brindes, apostando na quantidade de ração do silo. O resultado será divulgado no último dia da STA.


O gerente das fábricas de rações da Coopeavi, Ederson Abeldt, explica que a ideia do Circuito é apresentar desde o recebimento da matéria-prima (milho e soja), passando pela classificação, armazenagem, moagem até a expedição do produto e análises posteriores para controle de qualidade.


As rações Coopeavi são balanceradas para a nutrição de aves, suínos e bovinos e estão sendo comercializadas na Feira da Coopeavi. “Nos últimos quatro anos melhoramos o processo de produção para o produto final sair com qualidade. Faltava oportunidade de mostrar isso aos cooperados durante a Feira para gerar ainda mais confiabilidade com nosso trabalho ”, destaca Abeldt.

(*Fotos: Gabriel Lordêllo/AssCom Coopeavi)


Mais produtividade

A fábrica de rações de Santa Maria aumentou em 107% a produtividade do setor de pesagem de pré-mistura após participar do Programa “ES Mais Produtivo ”, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/ES). Adequação de processos e do layout otimizaram o tempo, sem a necessidade de investimento financeiro.


Durante 90 dias, o programa implantou novas metodologias no setor de produção, e a cooperativa foi além da meta inicial estabelecida em 20% de aumento de produtividade. A promoção de melhorias rápidas e alto impacto, a exemplo da arrumação das prateleiras e circuito dos produtos, foram fundamentais para o resultado.


A unidade produz quase 5.000 toneladas por mês. Segundo o gerente Ederson Abeldt, antes das mudanças, a realização de uma batida (quando a palete está pronta para a produção) durava 31 minutos. Atualmente, são necessários apenas 13 minutos para o serviço. “Praticamente dobramos a produção só com pequenos ajustes e não precisamos comprar maquinários ”, destaca Abeldt.


A etapa do programa “ES Mais Produtivo ” na cooperativa foi concluída em maio, com o recebimento de certificado, e a Coopeavi foi convidada para uma segunda etapa do projeto, com novo enfoque visando também ganho de produtividade.


O gerente afirma que a experiência no setor de pesagem de pré-mistura acabou replicando para outros departamentos, mesmo sem a supervisão do Senai/ES. É o caso dos setores de expedição de ração a granel e a área de ensaque. “Estamos prospectando ganho de produtividade nesses setores também. A eficiência no primeiro acabou gerando efeito cascata ”.


O comprometimento da equipe também foi fundamental para o resultado positivo. O diretor administrativo comercial da Coopeavi, Argeo Uliana, elogiou o grupo, agora mais motivado. “Percebi aquele olho vivo de alegria de pertencerem à cooperativa. A gente passa sempre uma força para o pessoal, independentemente da patente do colaborador ”.


Segundo o gerente de Produtividade da Findes, Álvaro Diaz, 35 atendimentos já foram concluídos dos setores de alimentos, cerâmico, confecção, gráfico, madeireiro, metalomecânico, plástico, químico e reparação no Espírito Santo. As empresas que tiveram atendimento concluído até agora pelo “ES Mais Produtivo tiveram um aumento médio de 123,7% da produtividade.


Júri do Concurso de Qualidade de Ovo nesta quinta (16)

O júri para escolha do melhor ovo da Coopeavi e do Espírito Santo ocorre nesta quinta-feira (16), a partir das 13h, na Feira da Coopeavi. O retorno dos concursos para a programação do evento é uma das novidades desta edição.


A competição é de nível estadual e conta com a parceria da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves). De acordo com o veterinário da Coopeavi, Tarcísio Simões, dentre as mudanças no regulamento, os concorrentes vão puderam inscrever dois crivos de ovos, em vez de um, no concurso de nível estadual. Outras regras foram mantidas ou alinhadas com relação ao sistema de inspeção e marca.


A Feira da Coopeavi

A Semana Tecnológica do Agronegócio (Feira Coopeavi) é aberta aos mais de 12 mil associados à Coopeavi. Na última edição, passaram pelo evento cerca de 5.000 pessoas, que movimentaram mais de R$ 21 milhões em quatro dias com a aquisição de insumos e equipamentos agrícolas.


Todos os anos, a Feira conta com participação maciça dos cooperados e familiares. Além das diversas capacitações nas áreas de cafeicultura, horticultura, pecuária e avicultura, há opções de lazer para as crianças, apresentações musicais e praça de alimentação.


O presidente da Coopeavi, Arno Potratz, está otimista com o sucesso de mais uma STA. “Nós esperamos superar o número de participantes do ano passado, com ainda mais ofertas especiais para nossos associados, para continuar sendo a maior feira de negócios do agronegócio cooperativista capixaba ”, disse


Serviço:

7ª Feira Coopeavi (7ª Semana Tecnológica do Agronegócio)

De 15 a 18 de agosto

Local: Parque de Exposições de Santa Teresa (região serrana do ES)

Realização: Coopeavi

Mais informações:
www.sta.coop.br


Programação de palestras da 7ª STA (Feira Coopeavi)

16/08 Quinta-Feira

08h: Início das atividades

10h: Agronegócio: projeto Nosso Futuro Agro

13h: Tecnologia de aplicação

14h: Produtor Rural: o caminho entre a informalidade e a legalidade

15h: Segurança no trabalho e boas práticas agrícolas

19h: Palestra Qualificaves: Comparativo de linhagens

20h: Encerramento das atividades


17/08 Sexta-Feira

08h: Início das atividades

09h: Mercado de fertilizantes e nutrição do cafeeiro

10h: Fertirrigação – Irrigação de Precisão

13h: A fermentação pode transformar o sabor do seu café

14h: Tecnologia Syngenta visando o incremento de vigor e produtividade do café

15h: Uso de substâncias húmicas e eficiência da adubação nitrogenada na agricultura

16h: Redução de mão de obra com manejo eficiente de plantas daninhas no café

19h: Certificação Fairtrade: agregando valor à cafeicultura

20h: Encerramento das atividades


18/08 Sábado

08h: Início das atividades

09h: Crédito rural

10h: Empreendedorismo feminino

13h: Novos rumos da pecuária

14h: Resultado de pesquisa do uso de partículas nanométricas na cultura do café

15h30: Cerimônia de Encerramento da Feira

18h: Encerramento das atividades

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos