Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Um projeto-piloto criado para conciliar a apicultura às lavouras de café conilon, estreitando ainda mais a relação entre sustentabilidade e produtividade: essa é a proposta do Apiário Cooabriel, recém-instalado na Fazenda Experimental da cooperativa, em São Domingos do Norte.
Nesta primeira fase, o apiário conta com 30 colmeias, quantidade que deverá ser ampliada nos próximos meses, conforme explica o apicultor Juliano Cordeiro, parceiro no projeto-piloto.
“Estamos preparando a estrutura para dobrar a quantidade de colmeias até o fim deste ano. A ideia é que o apiário seja um local de estudo e capacitação, tanto para quem já atua quanto para quem deseja ingressar na atividade”, explica.
A apicultura pode ser uma grande aliada dos cafeicultores, trazendo benefícios em diversos aspectos. Estudos sugerem que a polinização, fundamental em diversos cultivos, incluindo o café conilon, pode ser potencializada pela presença de abelhas nas lavouras, conforme explica o gerente corporativo em agropecuária da Cooabriel, José Roberto Gonçalves.
“É visível o impacto que as abelhas e outros insetos polinizadores têm sobre as lavouras, trazendo ganhos tanto para a produtividade quanto para a padronização e qualidade dos frutos”.
Ainda segundo Gonçalves, adotando boas práticas é perfeitamente possível conciliar os tratos culturais com a presença das abelhas dentro das propriedades.
“Para otimizar resultados, é importante que o manejo das lavouras seja feito com atenção a alguns critérios. Há uma série de produtos fitossanitários no mercado que podem ser utilizados no manejo integrado, permitindo preservar tanto as abelhas quanto as floradas do cafeeiro”, conclui.
O superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, confirma que a instalação do Apiário tem a intenção de levar conhecimento para os cooperados da cooperativa, além de permitir conhecer de perto as potencialidades econômicas desse nicho.
“O projeto-piloto foi elaborado tendo a sustentabilidade como plano de fundo, mas também trazendo em si a possibilidade de ser uma nova atividade econômica para os cooperados, onde seria possível obter retorno financeiro. A instalação desse apiário vai permitir mapear essas oportunidades e levar a uma visão mais ampla sobre o potencial desse mercado”, afirma.




