Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

Nos dias 15 e 16 de setembro aconteceu a 5ª edição do Festival de Cafés Especiais da Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul). Tradição no calendário de eventos de Muqui, o Festival deste ano teve uma motivação especial. O evento abriu as comemorações dos 25 anos da cooperativa.
O evento reuniu centenas de pessoas, entre produtores e apreciadores de cafés especiais da região, para uma extensa programação nos dois dias do evento. O 13º Concurso de Qualidade de Café Conilon e o 8º Concurso de Qualidade do Café Conilon das Mulheres da Cafesul premiaram os melhores cafés nas categorias descascado e natural e distribuíram R$ 12 mil em prêmios.
Em sua 6ª edição, o Seminário de Cafeicultura do Sul do Estado também fez parte da programação. Em debate, assuntos como reflorestamento, crédito rural, uso de defensivos biológicos e agricultura regenerativa. O concurso de vídeos deste ano também teve como tema o jubileu de prata da Cafesul.
Realizada pela primeira vez, a grande estrela desta edição foi a Feira de Ciências com envolvimento da comunidade escolar de Muqui. No total, oito escolas apresentaram trabalhos desenvolvidos a partir do tema “Sustentabilidade na Cafeicultura”.
Alexandre Costa Ferreira, analista de mercado da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-ES) elogiou a iniciativa da Cafesul em promover a Feira de Ciências. “O 5º festival de cafés Especiais da Cafesul foi repleto de inovações, pois além da belíssima programação o evento compõe as comemorações dos 25 anos de história da Cooperativa. É importante destacar o trabalho realizado em parceria com as escolas da região, que desenvolveram vários trabalhos científicos (feira de ciências) abordando a cafeicultura através do tema da sustentabilidade, trazendo assuntos relevantes e inovadores que deram um verdadeiro show no primeiro dia do evento. É muito importante destacar a parceria e apoio realizado pelo Sistema OCB/ES e agradecer ao Diretor Carlão que é um entusiasta de todo esse trabalho”, enfatizou Alexandre.
O presidente da Cafesul, Renato Theodoro, comemora o sucesso do Festival e a importância de envolver a comunidade no evento. “Nosso evento está na quinta edição, sempre em parceria com a comunidade. São sempre dois dias de uma programação que envolve e prestigia não só os cooperados, mas a população de Muqui. A Feira de Ciências, por exemplo, foi um sucesso total e certamente daremos continuidade. Aproveitamos a oportunidade também para levar informações aos nossos cooperados, com temas atuais para que eles também criem uma consciência. É com certeza um evento consolidado”, declarou Renato.
O 5º Festival de Cafés Especiais da Cafesul aconteceu no Mercado Regional dos Vales e do Café situado no Sítio Histórico de Muqui e também foi transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Cooperativa. O evento teve o apoio da OCB-ES.





