pube
Concursos

Inscrições abertas para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023

por Agência Sebrae de Notícias

em 25/05/2023 às 6h00

4 min de leitura

Inscrições abertas para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023

Foto: divulgação Sebrae

As inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023 já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial até 31 de julho. Além de reconhecer o trabalho das empreendedoras, a iniciativa também tem como objetivo inspirar outras mulheres a investir em seus sonhos e acreditar em seu potencial empreendedor.

 

Quem pode participar

A premiação é voltada para mulheres maiores de 18 anos, proprietárias de pequenos negócios, microempresas ou microempreendedoras individuais (MEI) com CNPJ e produtoras rurais que possuam inscrição estadual de produtor, número do Imóvel Rural na Receita Federal (NIRF) ou declaração de aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ou que explorem atividade pesqueira e possuam registro no Ministério da Pesca.

Para se inscrever gratuitamente, basta acessar o site do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e preencher o formulário eletrônico, bem como enviar o link para o vídeo com pitch (apresentação rápida) da empreendedora candidata. A data limite das inscrições é dia 31 de julho.

A analista de Relacionamento com o Cliente do Sebrae Nacional, Meena Anjali de Falleiro, destaca que o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma iniciativa que valoriza e incentiva o empreendedorismo feminino no Brasil, reconhecendo o trabalho e a dedicação de mulheres empreendedoras.

pube

“Em 2022, o Prêmio ultrapassou 3 mil inscrições e teve representantes de todo país. É uma oportunidade de reconhecer as belíssimas histórias de mulheres empreendedoras que contribuem para o desenvolvimento do Brasil”, ressalta Meena.

 

Categorias e etapas

Nesta edição, as participantes podem concorrer em três categorias: Microempreendedora Individual (MEI), Pequeno Negócio e Produtora Rural. Serão três etapas: fase estadual em agosto, a regional em outubro e a nacional em novembro, quando se comemora o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. A cerimônia da grande final será realizada, presencialmente, em Brasília (DF). O Sebrae pagará as despesas de deslocamento para as finalistas.

A primeira etapa será estadual com a escolha de até três candidatas de cada unidade federativa, em cada uma das categorias. As vencedoras da fase estadual serão avaliadas por um Júri Regional, formado por colaboradores do Sebrae e especialistas em empreendedorismo e pequenos negócios. A etapa regional será eliminatória para a fase nacional e não prevê premiação ou divulgação.

Por fim, a etapa nacional terá a participação das 15 vencedoras regionais, correspondentes a três vencedoras por categoria para cada uma das cinco regiões do país, que estarão automaticamente classificadas para a grande final da premiação.

Além dos troféus, as vencedoras da etapa nacional, no primeiro e segundo lugares de cada categoria, vão ganhar um smartphone de última geração. O terceiro lugar de cada categoria receberá um tablet também de modelo mais recente. Todas as nove ganhadoras nacionais vão participar de uma missão técnica nacional de capacitação, com passagens e diárias custeadas pelo Sebrae.

Entre os critérios de julgamento das participantes estão aspectos relacionados à gestão do negócio como marketing e vendas, finanças, inovação, estratégia, geração de impacto social, entre outros. A análise do relato da história também vai considerar os desafios para abrir o empreendimento, participação ativa nos negócios, perseverança e superação, preocupação com a preservação do meio ambiente e cultura da sua região, lições aprendidas, contribuição para o desenvolvimento de outras empreendedores da sua comunidade, entre outras questões. Todos os detalhes do julgamento e da avaliação das inscrições estão informados no regulamento do Prêmio.

Para Thais Borges, dona da Barulhinho Bom e vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022, a premiação foi um reconhecimento para seu esforço como mulher empreendedora.

“Em 2020, confesso que pensei em fechar a Barulhinho, mas, em minhas orações, Deus disse que daria certo. Aqui estamos, esse prêmio é maravilhoso e é apenas uma parte do trabalho grandioso que o Sebrae faz. Fomos apoiados desde a montagem da fábrica, passando pelas embalagens, questões técnicas e administrativas”, afirma.

 

Sobre o Prêmio

Desde 2004, o prêmio homenageia empreendedoras com capacidade de inovação, visão de futuro, estratégia e gestão empresarial que, com seus negócios, geram impacto social e econômico na região em que estão inseridas.

Faça sua inscrição! 

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!