Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A noite de ontem (08) foi de vitória para toda a cafeicultura ibatibense. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, com o apoio e coordenação do Incaper, realizou a entrega da premiação dos vencedores do Concurso de Qualidade do Café Arábica de Ibatiba 2021. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e foi transmitido pela internet, reunindo autoridades, produtores e representantes do segmento agrícola do município, região e Estado.
O evento foi aberto pelo secretário Municipal de Agricultura, Samuel Dias Damasceno, que disse ser gratificante observar a clara evolução da cafeicultura de Ibatiba, onde o produtor mudou seus métodos e está conseguindo resultados de destaque estadual. “Os cafés selecionados no concurso alcançaram pontuações que se comparam aos melhores cafés do Brasil e só tenho que agradecer a todos que nos ajudaram a chegar até aqui, em especial ao Incaper, à Câmara Municipal e demais parceiros”, disse.

Esse salto de qualidade foi confirmado pelo coordenador do escritório do Incaper, Cristiano Cateringer, que elogiou o suporte dado pela Prefeitura para que isso se concretizasse e aos vereadores por terem aprovado o aumento nos valores da premiação. Ele destacou que, para ser considerado café especial, o produto deve ter, no mínimo, 80 pontos em sua classificação, e os cafés selecionados no concurso de Ibatiba ultrapassaram isso. “Todos os finalistas alcançaram notas acima de 83 pontos e, entre eles, oito ficaram acima de 85”, enfatizou.
A vice-prefeita Criziane Moreno lembrou que foi criada na zona rural de Ibatiba e que conhece as dificuldades que o produtor rural enfrenta e que, para agregar valor, é preciso cuidar da produção com carinho, com o único objetivo de trazer mais renda e qualidade de vida para a família. “E este prêmio dá mais incentivo ainda para que todos se empenhem a melhorar cada vez mais e levar o nome de nosso município a todo lugar do Estado, do Brasil e do mundo”, destacou. “E qualidade só pode ser produzida por um produtor de qualidade”, finalizou.
O deputado estadual Luciano Machado estava presente e pontuou a vocação turística de Ibatiba, citando a quantidade de cervejarias existentes e a prova de que tem um dos melhores cafés do Estado e até do Brasil. “E este evento só vem incentivar e premiar quem trabalha para que isso seja realidade, o produtor”, disse, elogiando toda a equipe da Prefeitura, na pessoa do secretário Samuel Dias Damasceno, a equipe do Incaper e demais envolvidos. “Samuel tem o jeito de ser de Ibatiba, deixando transparecer o amor por sua terra”, colocou, para também destacar a importância de um município ter um Ifes – como é o caso de Ibatiba – e anunciar que está praticamente garantido o recurso para os equipamentos que vão montar uma sala de degustação de café no município.
Já o prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, destacou a relação republicana entre Executivo e a Câmara de Vereadores, no município, agradecendo o apoio e aprovação dos novos valores da premiação, assim como ao Ifes “que tem construído pontes e não muros com a sociedade” e ao Incaper, colocando que “não existe agricultura no Espírito Santo se não passar pelo Incaper”.
“Agradeço muito à toda equipe da nossa Secretaria de Agricultura que se empenhou muito para o sucesso desse concurso e de nossa cafeicultura”, disse. “Estamos entregando a maior premiação do Caparaó Capixaba e os cafés tiveram notas só acima da média, e ano que vem, vamos melhorar, se a Câmara nos permitir, e distribuir 50 mil reais de premiação e mais 5 mil para o produtor que se classificar entre os 10 primeiros do país, no SIC (Semana Internacional do Café), em Belo Horizonte”, anunciou o prefeito.

A entrega da premiação contou também com uma palestra do professor do Ifes – Campus Ibatiba, Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho, que apresentou uma análise da cafeicultura em Ibatiba. Além das mensagens em vídeo do diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado, e do coordenador do Caparaó Jr, Ítalo Fonseca.
Também estavam presentes o presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Vieira, o representante do deputado federal Evair de Melo, João Moreno, o ex-presidente da Câmara, Admilson Dias Ribeiro, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibatiba, Marli Silveira, a representante do Sindicato Rural e do Senar, Késia Rodrigues, e os vereadores Jango, Leo Alexandrino, João Pedro Salgado, Lili Cândido da Silveira, Roberto Magnético, Jorci Miranda Sangi e Emiliane Ribeiro, entre outros convidados.
Confira abaixo o resultado do concurso. Foram 14 premiados, sendo sete na categoria Via Seca – Café Natural (seco em terreiros, com a casca) e sete na categoria Via Úmida – cafés descascados (cereja descascado).

Classificação categoria Via Seca – Natural
1º – Assildo Dias da Silveira – Cabeceira do Rio Pardo (86,6 pontos)
2º – David Paulino de Amorim – Córrego Santa Maria de Cima (86 pontos)
3º – Hélio Moreno Rodrigues – Córrego Cafarnaum (85,8 pontos)
4º – Alexandre Costa de Souza – Córrego Neblina (85,8 pontos)
5º – Gilmar de Castro Souza – Córrego Vista Alegre (84 pontos)
6º – Gerson Freitas Amorim – Córrego Santa Maria de Baixo (83,7 pontos)
7º – Marciano José Rodrigues – Córrego Rodrigues (83,7 pontos)
Classificação categoria Via Úmida – Despolpado
1º – Liliana Maria Gomes – Córrego Vista Alegre (85,7 pontos)
2º – Elena Aparecida Moreno de Andrade – Córrego Floresta (85,5 pontos)
3º – Fernando Osório de Oliveira – Córrego São José (85,2 pontos)
4º – Gilsinei Amorim Pereira – Córrego Cachoeira Alegre (85 pontos)
5º – Simão Lima de Assis – Córrego Pontal (83,9 pontos)
6º – Antonio Gomes Pereira – Córrego Cachoeira Alegre (83,8 pontos)
7º – Jorge Ferreira Serpa – Cabeceira do Perdido (83,7 pontos)





