pube
Concurso de qualidade

Café especial: Cup of Excellence tem nota média de 87,6 pontos na pré-seleção

Para a Fase Nacional, foram classificadas as 100 primeiras amostras, com qualidade excepcional, que disputam as 35 vagas para a Fase Internacional

por Assessoria de Comunicação BSCA

em 15/09/2020 às 14h16

4 min de leitura

Café especial: Cup of Excellence tem nota média de 87,6 pontos na pré-seleção

*Divulgação BSCA

O Cup of Excellence – Brazil 2020, considerado o principal concurso de qualidade do mundo para cafés especiais, contará com 100 amostras na Fase Nacional. Hoje (15), foram concluídas as análises dos 655 lotes inscritos e definidos os classificados para a próxima etapa da competição, que é realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).


Nos últimos anos, a organização vem elevando o nível de análise dos cafés especiais do Brasil, com o objetivo de garimpar os melhores grãos de cada safra e demonstrá-los ao mundo. “Nossos produtores apresentam suas histórias e entregam cafés excepcionais aos consumidores. Na pré-seleção deste ano, por exemplo, a nota média dos lotes classificados para a Fase Nacional foi 87,63 pontos na escala de zero a 100 do Cup of Excellence. Além disso, do total de amostras que recebemos, 628 foram classificadas acima de 86 pontos”, destaca Vanusia Nogueira, diretora da BSCA.


Os cafés especiais qualificados para a Fase Nacional representam 11 regiões produtoras do país, com destaque para a Denominação de Origem Mantiqueira de Minas, que terá 30 amostras na segunda etapa do concurso. Na sequência, vêm Matas de Minas e Sul de Minas, com 14 lotes cada, Chapada Diamantina (BA), com 13, Denominação de Origem do Cerrado Mineiro, com 10, Campo das Vertentes (MG), com seis, Montanhas do Espírito Santo, com cinco, região da Alta Mogiana em Minas Gerais, com três, e Indicação de Procedência da Alta Mogiana (SP), com um, além de Média Mogiana (SP) e Caparaó (MG), com dois cada.


Essas 100 amostras serão reavaliadas entre os dias 3 e 5 de outubro, no Hotel Fênix, em Varginha (MG), em um espaço que permitirá o recebimento de mais juízes e juízas na Fase Nacional, uma vez que a flexibilização permite a vinda de novos profissionais. Os 35 cafés melhores colocados, que obtiverem nota igual ou superior a 87 pontos, serão classificados para a Fase Internacional, quando concorrerão aos 25 postos de vencedores do Cup of Excellence – Brazil 2020, consagrando-se como os melhores cafés especiais brasileiros da safra atual.


“Na Fase Nacional, manteremos o rígido protocolo de prevenção à Covid-19 que foi empregado na pré-seleção, com todos os juízes se higienizando e mantendo o distanciamento recomendado pelas organizações de saúde. Na etapa internacional, também como medida preventiva, não teremos deslocamento dos juízes para o Brasil. Os lotes que se classificarem serão enviados pela BSCA a grupos de especialistas em importantes países compradores, como Japão, Austrália, Noruega, Estados Unidos, China, Inglaterra, Coreia do Sul, além do próprio Brasil, que farão a análise final, elegendo nossos campeões”, conclui Vanusia.


As amostras que forem eleitas vencedoras do Cup of Excellence – Brazil 2020 ganham o direito de participar de um disputado leilão internacional, via internet. Já os cafés que obtiverem nota entre 86 pontos até o 25º ganhador, serão considerados “Vencedores Nacionais ” da competição e também estarão à disposição para aquisição em uma plataforma de venda na internet.


O Cup of Excellence é o principal concurso de qualidade para cafés especiais do mundo e nasceu no Brasil, em 1999. Atualmente, por meio da parceria entre BSCA e ACE, a competição é realizada em diversos países, ampliando a procura pelos melhores grãos colhidos em cada safra para que sejam comercializados através de leilão internacional. Os preços alcançados nesses pregões vão muito além do mercado convencional, como o campeão do certame brasileiro em 2018, que obteve o maior valor pago por uma saca (60 kg) de café no país: R$ 73 mil.

pube

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!