Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Está acontecendo em Iúna o 8º Concurso de Cafés de Qualidade. Durante toda essa semana, entre os dias 03 e 07 de outubro, é a etapa da prova do café. Profissionais Q-graders avaliam o aroma, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, sabor, corpo, finalização e equilíbrio da bebida.
Na segunda, dia 3, a Juíza Nacional e Internacional de Provas de Cafés, Cecília Sanada, realizou a calibragem dos Q-graders que estão realizando a prova, ela também será juíza durante o concurso.
No dia seguinte, terça-feira (4), foi feito o processo de torra dos grãos. O mestre de torra tem conhecimento em química e física e também utiliza referências sensoriais para analisar os grãos recém torrados. Os demais dias são dedicados a prova do café. Os Q-graders avaliam e relatam a qualidade.
O resultado final do 8º Concurso de Cafés de Qualidade, juntamente com a premiação, acontecerá no dia 20 de outubro. Serão R$ 45 mil em dinheiro, distribuídos para as categorias: cereja descascado (desmucilado ou despolpado), natural e fermentado.
O Secretário de Agricultura de Iúna, João Marcos Gava, agradece a participação da Cooperativa dos Cafeicultores (Coocafé) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES), neste evento tão importante para a valorização dos grãos e produtores iunenses.




