Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

A noite de terça-feira (04) ainda está na lembrança de muitos agricultores do Espírito Santo. Tempestades com chuva, granizo e vento causaram prejuízos em lavouras de banana e café, além de galpões e moradias. Os relatos de destruição vêm de cidades como São Roque do Canaã, Itaguaçu e Santa Teresa.
No início da semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido alerta de tempestade para 67 municípios capixabas. E vem mais por aí. Segundo o Climatempo, o deslocamento de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical, e a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, provocam chuva e ventos fortes e granizo em várias áreas do Brasil no decorrer desta sexta-feira (07). No Estado, o alerta de atenção é para a região do Caparaó.
Em São Roque do Canaã e regiões limítrofes com Itaguaçu e Santa Teresa, as comunidades de Tancredo, Itaçu, Cristo Rei, São Francisco de Assis, Alto Santa Júlia e São Braz foram as mais atingidas pelo temporal, que durou entre 20 e 25 minutos.

O produtor rural Elias Cassimiro Moreira conta que nunca viu uma tempestade dessa proporção. “Se a gente relatar, até assusta. Os prejuízos com a banana foram severos. Eu tinha 600 pés quase todos cacheando e não vou aproveitar nada, foi tudo pro chão. Algumas partes da lavoura sofreram bastante, até os brotos ficaram destruídos”.
Ainda segundo o produtor, lavouras de café em partes mais altas de São Roque do Canaã também sofreram com o desastre e um galpão caiu sobre um carro. “Fiquei dentro de casa rezando. O agricultor não desiste nunca. Estamos sujeitos a sol, chuva, vento, seca e a preço também, mas vamos sobreviver com fé em Deus”, disse.

Em outra localidade, o distrito de Itaçu, em Itaguaçu, muitas famílias tiveram prejuízo com a chuva de granizo. Circulam nas redes sociais fotos da devastação: muitas folhas de café e pinha de floração e pedras de granizo do tamanho de cubos de gelo na manhã seguinte ao temporal.
“Foi muito triste acordar de manhã e ver as lavouras. Também tivemos prejuízo com banana. Com a força do vento, muitos pés caíram e as que se mantiveram de pé ficaram destruídas pelo granizo. Sem contar a minha casa que tinha cobertura de eternit e virou uma peneira. Mas agora é trabalhar o dobro para conquistar tudo de novo”, relatou a agricultora Eliana Peter Soares.





