pube
Cervejas

Cerveja de mandioca vai representar ES na Semana Selvagem

Com uma produção singular, essa "wild beer" utiliza a mandioca como um dos insumos e a manipueira, como é conhecido o caldo extraído do tubérculo, para coletar os microrganismos locais das Montanhas Capixabas

por Leandro Fidelis

em 21/08/2023 às 6h00

4 min de leitura

Cerveja de mandioca vai representar ES na Semana Selvagem

*Fotos: Divulgação

A Semana Selvagem da Abracerva, de 06 a 10 de setembro, na Tarantino Cervejaria, em São Paulo (SP), terá como única cerveja representante do Espírito Santo a Mani Kuãi, uma collab entre as cervejarias Piwo e Aurora, de Venda Nova do Imigrante, com a Botânica Fermentaria.

Com uma produção singular, essa “wild beer” utiliza a mandioca como um dos insumos e a manipueira, como é conhecido o caldo extraído do tubérculo, para coletar os microrganismos locais das Montanhas Capixabas. A cerveja foi fermentada durante um ano.

A cerveja é fermentada durante um ano em barris de carvalho francês, resultando em uma bebida elegante, seca e bem carbonatada, com nuances cítricas de frutas amarelas, como carambola, e um toque amadeirado proveniente do barril. Tem 10 de amargor e 6,8% de teor alcoólico. A exclusiva Mani Kuãi pode ser encontrada em garrafa no Jardim da Piwo Cervejaria Rural e na loja virtual e na Cervejaria Aurora.

A Semana Selvagem, que expande as atividades do pioneiro Encontro Selvagem, realizado em 2022, apresentará o lançamento da 1ª Colheita do Projeto Manipueira Selvagem, um projeto que reúne produtores de diversas cidades do Brasil para criar cervejas fermentadas com microorganismos de mandioca.

pube

A programação inclui o 2º Wild Meeting (2º Encontro do Mundo de Cervejas Ácidas Complexas Brasileiras e Sul-Americanas), que contará com conferências, cursos e mesas-redondas com especialistas do Brasil e do exterior, todos focados em discutir as complexas cervejas ácidas brasileiras e sul-americanas. O encontro conta com o apoio do Conselho Federal de Química (CFQ).

“Essas cervejas ácidas complexas têm o potencial de carregar e expressar a brasilidade na forma da bebida mais querida dos brasileiros. Garrafas que não apenas carregam o líquido, mas também o terroir e um conjunto de conhecimentos e culturas que moldaram nosso país. Claro, sabemos que o Brasil não começou na Independência, mas há um simbolismo em moldar a ideia do Brasil que é importante em nossa história”, explica o coordenador da Semana Selvagem, Diego Rzatki.

Dentre as atividades planejadas, destaca-se o Curso Avançado de Análise de Cervejas Ácidas Complexas, projetado para capacitar sommeliers e produtores na análise dessa categoria de cervejas.

Além disso, a 1ª Feira Selvagem promete ser um evento único no cenário das cervejas no Brasil, proporcionando aos participantes a oportunidade de degustar mais de 70 rótulos de mais de 25 cervejarias artesanais de todo o país. Essa feira trará à tona a brasilidade expressa através do terroir de cada produtor, com a chance de comprar diretamente dos fabricantes.

Para degustar as cervejas, os participantes receberão um copo personalizado com a temática da 1ª Feira Selvagem. As amostras terão aproximadamente 40 ml, permitindo que todos tenham a oportunidade de experimentar o máximo possível de rótulos.

A participação da Mani Kuãi, cerveja que carrega a essência das Montanhas Capixabas na Semana Selvagem, é um marco notável para a cena cervejeira, representando a diversidade e a inovação presente na produção de cervejas artesanais no Brasil. Em março, a cerveja participou do Festival Brasileiro, em Blumenau (SC).

Público-alvo:

– Sommeliers de cerveja, principalmente juízes de concursos cervejeiros.
– Sommeliers de outras bebidas que atuam no mercado gastronômico, de hospitalidade e em atividades relacionadas.
– Produtores de cervejas ácidas complexas.

Programação:

06/09 — Lançamento da 1ª Colheita de Manipueira Selvagem, cerveja selvagem do Projeto Manipueira da Abracerva — no EAP — Início às 16h, entrada gratuita.

07 e 08/09–2º Encontro Selvagem — Segunda edição do Encontro do Mundo de Cervejas Ácidas Complexas Brasileiras e Sul-Americanas. 26 atividades entre conferências, workshops e mesas de discussão sobre cervejas ácidas complexas. Local: Tarantino Brewery. Dia completo. Ingressos presenciais limitados no Sympla. Garanta o seu!

09/09–1ª Feira Selvagem — festival sem precedentes no Brasil de cervejas ácidas complexas. Mais de 25 cervejarias e mais de 70 rótulos. Degustação, contato com cervejeiros e venda de garrafas diretamente com o produtor. Das 14h às 19h. Local: Tarantino Cervejaria.

*Programação completa e venda de ingressos. Clique aqui!

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!