Mani Kuãi

Cerveja de mandioca vai representar ES na Semana Selvagem

Com uma produção singular, essa "wild beer" utiliza a mandioca como um dos insumos e a manipueira, como é conhecido o caldo extraído do tubérculo, para coletar os microrganismos locais das Montanhas Capixabas

*Fotos: Divulgação

A Semana Selvagem da Abracerva, de 06 a 10 de setembro, na Tarantino Cervejaria, em São Paulo (SP), terá como única cerveja representante do Espírito Santo a Mani Kuãi, uma collab entre as cervejarias Piwo e Aurora, de Venda Nova do Imigrante, com a Botânica Fermentaria.

Com uma produção singular, essa “wild beer” utiliza a mandioca como um dos insumos e a manipueira, como é conhecido o caldo extraído do tubérculo, para coletar os microrganismos locais das Montanhas Capixabas. A cerveja foi fermentada durante um ano.

A cerveja é fermentada durante um ano em barris de carvalho francês, resultando em uma bebida elegante, seca e bem carbonatada, com nuances cítricas de frutas amarelas, como carambola, e um toque amadeirado proveniente do barril. Tem 10 de amargor e 6,8% de teor alcoólico. A exclusiva Mani Kuãi pode ser encontrada em garrafa no Jardim da Piwo Cervejaria Rural e na loja virtual e na Cervejaria Aurora.

A Semana Selvagem, que expande as atividades do pioneiro Encontro Selvagem, realizado em 2022, apresentará o lançamento da 1ª Colheita do Projeto Manipueira Selvagem, um projeto que reúne produtores de diversas cidades do Brasil para criar cervejas fermentadas com microorganismos de mandioca.

A programação inclui o 2º Wild Meeting (2º Encontro do Mundo de Cervejas Ácidas Complexas Brasileiras e Sul-Americanas), que contará com conferências, cursos e mesas-redondas com especialistas do Brasil e do exterior, todos focados em discutir as complexas cervejas ácidas brasileiras e sul-americanas. O encontro conta com o apoio do Conselho Federal de Química (CFQ).

“Essas cervejas ácidas complexas têm o potencial de carregar e expressar a brasilidade na forma da bebida mais querida dos brasileiros. Garrafas que não apenas carregam o líquido, mas também o terroir e um conjunto de conhecimentos e culturas que moldaram nosso país. Claro, sabemos que o Brasil não começou na Independência, mas há um simbolismo em moldar a ideia do Brasil que é importante em nossa história”, explica o coordenador da Semana Selvagem, Diego Rzatki.

Dentre as atividades planejadas, destaca-se o Curso Avançado de Análise de Cervejas Ácidas Complexas, projetado para capacitar sommeliers e produtores na análise dessa categoria de cervejas.

Além disso, a 1ª Feira Selvagem promete ser um evento único no cenário das cervejas no Brasil, proporcionando aos participantes a oportunidade de degustar mais de 70 rótulos de mais de 25 cervejarias artesanais de todo o país. Essa feira trará à tona a brasilidade expressa através do terroir de cada produtor, com a chance de comprar diretamente dos fabricantes.

Para degustar as cervejas, os participantes receberão um copo personalizado com a temática da 1ª Feira Selvagem. As amostras terão aproximadamente 40 ml, permitindo que todos tenham a oportunidade de experimentar o máximo possível de rótulos.

A participação da Mani Kuãi, cerveja que carrega a essência das Montanhas Capixabas na Semana Selvagem, é um marco notável para a cena cervejeira, representando a diversidade e a inovação presente na produção de cervejas artesanais no Brasil. Em março, a cerveja participou do Festival Brasileiro, em Blumenau (SC).

Público-alvo:

– Sommeliers de cerveja, principalmente juízes de concursos cervejeiros.
– Sommeliers de outras bebidas que atuam no mercado gastronômico, de hospitalidade e em atividades relacionadas.
– Produtores de cervejas ácidas complexas.

Programação:

06/09 — Lançamento da 1ª Colheita de Manipueira Selvagem, cerveja selvagem do Projeto Manipueira da Abracerva — no EAP — Início às 16h, entrada gratuita.

07 e 08/09–2º Encontro Selvagem — Segunda edição do Encontro do Mundo de Cervejas Ácidas Complexas Brasileiras e Sul-Americanas. 26 atividades entre conferências, workshops e mesas de discussão sobre cervejas ácidas complexas. Local: Tarantino Brewery. Dia completo. Ingressos presenciais limitados no Sympla. Garanta o seu!

09/09–1ª Feira Selvagem — festival sem precedentes no Brasil de cervejas ácidas complexas. Mais de 25 cervejarias e mais de 70 rótulos. Degustação, contato com cervejeiros e venda de garrafas diretamente com o produtor. Das 14h às 19h. Local: Tarantino Cervejaria.

*Programação completa e venda de ingressos. Clique aqui!

Sobre o autor Leandro Fidelis Formado em Comunicação Social desde 2004, Leandro Fidelis é um jornalista com forte especialização no agronegócio, no cooperativismo e na cobertura aprofundada do interior capixaba. Sua trajetória é marcada pela excelência e reconhecimento, acumulando mais de 25 prêmios de jornalismo, incluindo a conquista inédita do IFAJ Star Prize 2025 para um jornalista agro brasileiro. Com experiência versátil, ele construiu sua carreira atuando em diferentes plataformas, como redações tradicionais, rádio, além de desempenhar funções estratégicas em assessoria de imprensa e projetos de comunicação pública e institucional. Ver mais conteúdos