Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O barista Thiago Sabino (ao centro na foto), da Sabino Torrefação, de São Paulo (SP), é o novo vencedor do Campeonato Brasileiro de Brewers Cup. Realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), como ação do projeto “Brazil. The Coffee Nation”, a competição, que aconteceu de 20 a 22 de março, no Instituto Agronômico (IAC), em Campinas (SP), testou a habilidade de baristas de todo o país no preparo do café especial filtrado.
Sabino foi o competidor que, em 10 minutos, apresentou o melhor desempenho no preparo e na apresentação do café especial, através do método filtrado. O pódio foi completado pelo vice-campeão Gabriel Agrelli (foto à dir.), da Daterra Coffee / Abigail Coffee, de Campinas (SP), e pelo terceiro colocado Daniel Vaz (foto à esq.), da Five Roasters, do Rio de Janeiro (RJ).
“Depois de sete anos desde meu último título nacional, havia declarado minha aposentadoria dos campeonatos, mas o fogo que ardia dentro de mim não havia se apagado. Não pude resistir à tentação de voltar aos palcos e, no ano passado, retornei com fome de vitória, mas a derrota na semifinal me deixou com um gosto amargo. Não estava satisfeito. Prometi que voltaria mais forte e determinado do que nunca. E aqui estou, campeão brasileiro de Brewers Cup 2025! É um sentimento indescritível, uma mistura de alegria, alívio e orgulho”, revela, em suas redes sociais, Sabino, que também já venceu as competições nacionais de Coffee in Good Spirits e, por duas vezes, a de Barista.
O direto executivo da BSCA, Vinicius Estrela, celebra o sucesso das competições de barismo no Brasil, em especial pela confiança dos produtores, que fornecem seus cafés especiais aos competidores, e dos baristas, que fazem o trabalho de conectar a produção ao consumidor final.
“A nossa mensagem ao mundo é que a BSCA, como entidade que representa os cafés especiais do Brasil, tem essa vocação de protagonismo, de inovação e de realizar trabalhos, como os campeonatos de barismo, para projetar nosso setor em todo mundo. O Thiago, agora, é o mais recente embaixador dos cafés especiais brasileiros, tendo a primeira atividade já agendada, que é a disputa do mundial de Brewers Cup, em Jacarta, na Indonésia, de 15 a 17 de maio”, comenta.
Sabino também reconhece a relevância dos campeonatos e todo o trabalho de organização realizado para que eles se tornem realidade. “Agradeço a organização da BSCA. O evento estava incrível e sem vocês nada disso seria possível. Agradecimento especial a todos os voluntários e juízes, a quem externo meu total respeito e admiração pelo trabalho sério realizado”, reconhece o campeão.
O diretor executivo da BSCA recorda que, em seus quase três anos à frente da entidade, tem a grata satisfação de ver o Brasil ter produzido dois campeões mundiais: Boram Um e Dionatan de Almeida, vencedores dos Campeonatos Mundiais de Barismo e Cup Tasters, respectivamente.
“Eles vêm levando a imagem positiva do café especial brasileiro mundo a fora, assim como todos os competidores nacionais, que, no seu dia a dia, na sua jornada de trabalho, promovem os cafés especiais brasileiros aos consumidores. Faço votos para que o Thiago possa nos representar muito bem no mundial e levar, novamente, a bandeira do Brasil e o nosso café especial ao lugar mais importante da competição”, almeja Estrela.
O Campeonato Brasileiro de Brewers Cup tem patrocínio do Sebrae, patrocínio ouro da Nescafé e bronze da Abigail Coffee Company. O café oficial da competição foi produzido pela Capadócia Coffees e o equipamento oficial veio da Bunn. O brew bar, onde foram apresentadas degustações e experiências com cafés especiais, contou com os patrocínios de Abigail Coffee Company, Amaro Café, Gustavo Leonel Cafés Especiais, Pasquali Máquinas, Baristando, Baobá Cafés Especiais e Daterra Coffee. O apoio técnico veio de Achega Café, o de mídia da Revista Espresso e houve, ainda, o apoio para o “Fundo Social do IAC” da Daterra Coffee.
Campeonatos Brasileiros de barismo
Desde 2016, a BSCA é National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Essa condição concede à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte Arte, Brewers Cup, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters, Roasters e Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.
Latte Art e CIGS: ainda neste ano, entre os dias 4 e 6 de abril, a BSCA promoverá os Campeonatos Brasileiros de Latte Art e Coffee in Good Spirits, em Florianópolis (SC), no Oka Floripa Shopping.




