Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Conselho Nacional do Café (CNC), o Ministério da Agricultura (Mapa), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/MG) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) lançaram oficialmente nesta quarta-feira (08), o Programa Café Produtor de Água. O projeto piloto será implantado na Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé).
O projeto é uma estratégia construída da constante busca por sustentabilidade na cadeia produtiva do café e da necessidade da revitalização ambiental das bacias hidrográficas na quais estão inseridas as regiões produtoras. Trata-se de um serviço oferecido pelos produtores ao consumidor.
Tem por objetivo, criar um ambiente favorável ao estabelecimento de parcerias entre entidades que atuam no segmento da cafeicultura, com vistas a viabilizar a implementação de práticas e manejos conservacionistas e de melhoria da cobertura vegetal, que contribuam para o abatimento efetivo da erosão e da sedimentação, e para o aumento da infiltração de água no solo.
Ao estruturar um programa com viés ambiental e econômico, as entidades envolvidas adotam uma postura de vanguarda para contribuir com a sustentabilidade da cafeicultura brasileira apontando a contribuição ambiental que o segmento pode dar à população brasileira e, consequentemente, ao mundo, produzindo água e café de qualidade.




