Mais lidas 🔥

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Operação volante
Transporte irregular de café e pimenta-do-reino vira alvo de operação no Norte capixaba

Café e fotografia
Fotografia valoriza o café do Brasil e recebe prêmio internacional

A cidade de Anchieta, no Litoral Sul do Espírito Santo, se prepara para receber, entre os dias 26 e 28 de março de 2026, a Exposul Café, evento que chega à sua quinta edição com programação técnica intensificada e foco na valorização do produtor rural. A feira é resultado do Encontro de Cafeicultores Atilienses, que começou em 2023 com 100 participantes e se transformou em um dos maiores eventos do setor cafeeiro capixaba.
A apresentação da Exposul Café, que aconteceu na tarde desta segunda-feira (28), reuniu Guilherme Gomes de Souza, superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Espírito Santo, além do prefeito de Anchieta, Leonardo Abrantes, o secretário municipal de Agricultura, Fabiano Mezadri, e o secretário de Comunicação, Flávio Simões.
“Apoiar eventos do agro é uma das missões do Ministério da Agricultura e estaremos juntos com Anchieta e Região neste grande projeto”, disse Guilherme Gomes de Souza.
“Anchieta vai da praia à montanha com toda infraestrutura. Tem na agricultura um dos pilares da sua economia e está pronta para receber grandes eventos a exemplo da Exposul Café”, pontuou o prefeito de Anchieta.
Segundo Zaira Paiva, coordenadora da Exposul Café, o evento mantém seu foco técnico como principal diferencial. “O foco da Exposul Café é técnico. O evento traz debates e vem crescendo bastante. A data do evento é perfeita, porque o cafeicultor já está se preparando para a colheita de 2026. E, depois da colheita, tem que cuidar das plantas, pensar no mercado, planejar onde vai investir. Então, o objetivo é justamente esse: preparar o cafeicultor para os investimentos pós-colheita. Técnicos de todo o estado vão estar lá”, destacou.
A programação contará com três dias de atividades voltadas à capacitação técnica, inovação e geração de negócios. Os principais temas incluem insumos, equipamentos e financiamento, manejo fitotécnico do cafeeiro, armazenamento, logística e comercialização, beneficiamento e torra, além de análises sobre o cenário do mercado internacional. A estrutura do evento contará com feira de expositores, praça de alimentação, salas de podcast, auditórios e áreas abertas para exposição de máquinas e implementos agrícolas.
A Exposul Café 2026 é realizada em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Incaper, a Cafesul, o Ifes e diversas secretarias municipais de Agricultura. O evento consolida-se como um espaço de conhecimento, tecnologia, relacionamento e bons negócios, integrando toda a cadeia do café — desde a escolha do terreno até a torra do grão que chega à xícara do consumidor.





