Embrapa lança curso sobre Manejo Integrado de Pragas no café
por Observatório do Café
em 10/09/2024 às 5h00
2 min de leitura
Embrapa Café lança seu terceiro curso de capacitação online, intitulado “Manejo Integrado de Pragas e de Nematoides na Cafeicultura”. O curso foi elaborado em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), instituições integrantes do Consórcio Pesquisa Café. A capacitação é gratuita e destinada a produtores, estudantes, agentes de Assistência Técnica e Extensões Rurais (Ater) e demais profissionais interessados que atuam nos diferentes processos produtivos dos Cafés do Brasil.
A capacitação apresenta tecnologias desenvolvidas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café sobre métodos de identificação de pragas e nematoides, técnicas de manejo desses organismos e metodologias para o controle integrado de pragas. Após a conclusão do curso os alunos estarão aptos a identificar a presença de bicho-mineiro, broca-do-café, cigarras, ácaros e nematoides no cafeeiro, conhecer o ciclo de vida e os danos causados por cada uma das espécies. E ainda, identificar os métodos de controle e manejo mais adequados para mitigar os efeitos das pragas e nematoides nas lavouras cafeeiras.
O curso “Manejo Integrado de Pragas e de Nematoides na Cafeicultura”, com carga horária de cinco horas, está disponível, de forma gratuita, na plataforma e-Campo da Embrapa. A referida capacitação pode ser acessada de forma contínua, o que possibilita que os participantes concluam o curso de maneira individual, seguindo seu próprio ritmo. No entanto, para uma melhor absorção do conteúdo, a Embrapa Café recomenda que o curso seja concluído em até 30 dias. Para obter o certificado de conclusão, é necessário que o participante atinja uma pontuação mínima de 70 pontos nas atividades avaliativas.
Ao final do curso, espera-se que os participantes estejam aptos a implementarem estratégias eficazes de manejo e controle do bicho-mineiro, broca-do-café, cigarras, ácaros e nematoides que ameaçam a cafeicultura, contribuindo assim para o aumento da produtividade, além de promover a sustentabilidade do setor, entre outros benefícios.
Mais Conexão Safra
Curso on-line e gratuito destinado a produtores, estudantes e profissionais pode ser acessado AQUI