Cafeicultura

Concurso Conilon de Excelência passará a ser bienal, anuncia Cooabriel

por Cooabriel

em 17/06/2024 às 5h00

2 min de leitura

Foto: Divulgação

Criado no ano de 2003, o Concurso Conilon de Excelência Cooabriel é considerado o pioneiro para a variedade. Após vinte edições realizadas, a cooperativa anuncia que a iniciativa se prepara para uma nova fase e passará a acontecer a cada dois anos.   

Com o novo planejamento, o concurso não será realizado em 2024, tendo a próxima edição prevista para 2025. A cooperativa considera que o intervalo mais amplo entre os eventos permitirá que os produtores interessados em participar possam ter mais tempo e oportunidades para aprimorar seus conhecimentos e técnicas de produção. 

O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, relembra que o concurso surgiu a partir da necessidade de estimular que a produção atingisse uma régua de qualidade que fosse satisfatória para o mercado, em uma época em que esse tema ainda encontrava alguns tabus.  

“O concurso tem se mantido fiel à sua concepção, que é o incentivo à melhoria da qualidade. É fundamental que os produtores mantenham esse foco, pois a busca pela qualidade deve ser um trabalho contínuo”. 

Ainda segundo Bastianello, os avanços na melhoria da qualidade conquistados ao longo dos anos, contribuíram para que o conilon alcançasse as oportunidades de mercado que acessa atualmente. E neste sentido, é fundamental que um número cada vez maior de cafeicultores busque novas tecnologias e o aprimoramento das técnicas de produção e o façam de forma constante. 

“Produzir grãos de excelência não deve estar apenas relacionado à participação em concursos. O mercado está em busca de cafés de qualidade e tem oferecido remuneração a essa qualidade. Essa relação de mão dupla cria uma espécie de vitrine, atraindo cada vez mais consumidores e gerando benefícios para a cafeicultura do conilon como um todo”, finaliza Bastianello. 

Exit mobile version