Cafeicultura

CNA e Faes realizam levantamento de custos da produção de café no ES

por Assessoria de Comunicação Faes

em 07/05/2024 às 17h44

4 min de leitura

Foto: Divulgação

A Federação da Agricultura do Espírito Santo (Faes) recebeu a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) para a realização do Painel Campo Futuro, projeto no qual são levantados dados da cafeicultura capixaba.

Os painéis de levantamento de custos de café aconteceram em Brejetuba, na região das montanhas, e em Jaguaré, no norte do estado, com foco nos tipos arábica e conilon, respectivamente.

As reuniões técnicas são feitas em locais estratégicos para levantar informações das propriedades modais, e contam com a participação de diversos agentes da cadeia produtiva: produtores, representantes dos sindicatos rurais, técnicos de federações e etc.

O produtor de café conilon de Jaguaré, Jarbas Nicoli, esteve presente no painel e contou a relevância em contribuir. “Participar deste levantamento de custos do conilon é extremamente importante para nós, produtores, sabermos como é que fica o custo real da nossa principal mercadoria e, assim, ficar mais fácil tomar as medidas e as decisões para ter uma rentabilidade melhor”, ressalta o cafeicultor.

Com o propósito de aliar a capacitação do produtor à geração de informações estratégicas do setor rural, o Campo Futuro visa acompanhar a evolução dos custos de produção regionais.

De acordo com a analista técnica da Faes, Fernanda Fleury, o projeto contribui para as tomadas de decisões no campo. “O Campo Futuro possibilita o gerenciamento de preços e do comportamento da produção. Basicamente, a geração de dados dos sistemas produtivos, por meio do painel, contribui para a elaboração de políticas públicas e melhor orientação gerencial aos produtores”, afirma.

Produtor de café arábica em Brejetuba, Niêson Barbosa destaca o valor que têm o projeto Campo Futuro para os cafeicultores locais. “Queremos frisar a importância desse trabalho que a CNA faz, porque um levantamento de custo com a metodologia aplicada adequadamente à realidade de uma propriedade e dos planos da família vai dar um norte para o produtor não errar nas suas decisões, investimentos e projeções futuras”, afirma.

Custo Operacional Efetivo

Na reunião realizada no dia 22 de abril, em Brejetuba, foi observado um aumento de 21,4% no Custo Operacional Efetivo (COE) em relação ao ano anterior. O resultado se dá devido à alta nos gastos com mão de obra (41%) e defensivos (27,5%). Já o desembolso com os fertilizantes recuou 5%. No mesmo período, a receita aumentou 56%, garantindo margens bruta e líquida positivas.

Já em Jaguaré, o COE teve alta de 28% em relação a 2023. Os maiores desembolsos foram feitos com mecanização (278%), irrigação (67%), mão de obra (29%) e fertilizantes (18%). Houve uma redução modesta nos custos com defensivos (6%) e corretivos (5%). A reunião aconteceu no município no dia 24 de abril.

O Custo Operacional Efetivo (COE) abrange todas as despesas variáveis ou diretas, que se traduzem em gastos monetários, como insumos (fertilizantes, sementes e defensivos agrícolas), operações mecânicas (diesel e manutenção preventiva), mão de obra, serviços terceirizados e atividades de comercialização agrícola.

Painel Campo Futuro

Mais de 330 municípios em todos os estados do Brasil se uniram à Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) em um projeto que levanta informações sobre a agropecuária nacional.

O Painel visa identificar o sistema e os custos de produção de café no Espírito Santo, reunindo dados que contribuam com a elaboração de políticas públicas e melhor orientação gerencial aos produtores.

Minas Gerais e Mato Grosso do Sul também tiveram painéis do Campo Futuro. O painel da cidade de Monte Carmelo (MG) teve o foco voltado para a cafeicultura, assim como os do Espírito Santo. Enquanto Nova Alvorada do Sul (MS) teve o painel voltado para a cana-de-açúcar.

O próximo painel será realizado em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, concentrado no café conilon.

Serviço

Painel “Campo Futuro” Cachoeiro de Itapemirim

Data: 07/05 (terça-feira)

Hora: 13h30

Local: Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim

Endereço: Rua Agripino de Oliveira, 60, Independência, CEP:29306-450

Exit mobile version