Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Agricultura
Setor do cacau: Faes chama atenção para riscos fitossanitários e práticas desleais

Uma boa notícia para os cafeicultores brasileiros: as chuvas finalmente chegaram a praticamente todas as regiões produtoras do país. Após um período de estiagem que causou grande preocupação no setor, as recentes precipitações trazem um alívio significativo para a cultura do café.
Segundo dados doCentro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as chuvas que caíram na segunda semana de outubro contribuíram para a abertura das flores do cafeeiro. Agora, as novas precipitações devem auxiliar no pegamento dessas flores e no surgimento de novas, o que é fundamental para garantir uma boa produção na próxima safra.
Alívio temporário
Apesar do otimismo, o Cepea ressalta que o déficit hídrico acumulado ainda é muito grande em diversas regiões. Para que a safra 2025/26 seja recuperada, é necessário que as chuvas se mantenham constantes ao longo dos próximos meses.
Nas principais praças produtoras de café arábica, por exemplo, o volume de chuvas ainda está abaixo do ideal. Por esse motivo, os especialistas do Cepea afirmam que é cedo para estimar com precisão o impacto das recentes precipitações no pegamento das flores e na recuperação das plantas.



