Mais lidas 🔥

Previsão do tempo
El Niño avança e pode mudar o inverno de 2026 no Brasil inteiro

Alerta meteorológico
Espírito Santo entra em alerta duplo para chuvas intensas; veja as cidades afetadas

Inovação na cafeicultura capixaba
Clones de café revolucionam lavouras no ES e aumentam renda de produtores

Artigo
Experiências que só o Espírito Santo oferece, o melhor resumo do Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 19 de março

A Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) interditou, nesta segunda-feira (08), uma fábrica de café localizada no município de Irupi, na região do Caparaó, responsável por comercializar duas marcas irregulares. A ação ocorreu durante operação de combate ao comércio de café irregular e contou com o apoio da Delegacia de Polícia (DP) de Irupi.
A operação deflagrada pela Decon também foi realizada nos municípios de Vila Velha, Serra e Colatina. Ao todo, foram apreendidas mais de duas toneladas de café, de três marcas.
“Os cafés continham misturas de cascas, paus e milho e estavam com irregularidades na umidade e rotulagem. Os responsáveis pelas marcas serão investigados por crime contra a relação de consumo”, informou o titular da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, delegado Eduardo Passamani.
Combate ao café irregular
Desde o início do ano, a Decon realizou diversas ações de combate ao comércio de cafés com irregularidades. A 5ª fase foi deflagrada nesta segunda-feira (08). Na 1ª fase, realizada no dia 10 de janeiro, foram apreendidas mais de 28 mil unidades de cafés de três marcas, que apresentaram diversas irregularidades, incluindo a mistura de grande quantidade de cascas e paus aos grãos, alto teor de umidade e irregularidades na rotulagem.

Na 2ª fase, que ocorreu no dia 18 de janeiro, a equipe apreendeu mais de 12 mil unidades de uma marca que misturava milho ao café, comercializada em Cachoeiro de Itapemirim e que não teve unidades apreendidas na primeira fase da operação. Foram fiscalizados estabelecimentos comerciais que poderiam estar vendendo algumas das marcas retiradas da Grande Vitória, sendo encontrados e apreendidos pacotes de duas dessas marcas.
Na 3ª fase, realizada no dia 10 de março, foram apreendidas mais de 33 mil unidades de café de três novas marcas, que apresentavam má qualidade em virtude da mistura de cascas e paus ao café.
Já na 4ª fase da operação de combate ao comércio de cafés com irregularidades, a ação ocorreu em oito estabelecimentos comerciais, nos municípios de Cariacica, Serra, Viana e Vila Velha, onde foram apreendidas uma tonelada de café, sendo mais de dois mil pacotes de cafés de três marcas.




